segunda-feira, 3 de setembro de 2012

9º Revezamento Volta de São Francisco do Sul - 90 km - 01/09/2012


Aqui estou novamente super exibida e doida pra contar os momentos mais emocionantes dessa corrida, que foi muito especial por vários motivos: 

- Ser a minha primeira participação em revezamento;
- Correr na minha cidade;
Momentos antes da largada.
- Contar com a participação dos meus queridos colegas da natação que estrearam na corrida nesse evento;
- Poder motivar e dividir essa alegria com as pessoas que acreditaram e toparam fazer parte da minha/nossa equipe Papa-Léguas.

Eu reconheço que fico insuportável com os outros quando o assunto é corrida!! Crio mil expectativas, desejando a perfeição em todos os detalhes, priorizando a otimização do tempo e a organização em todos os sentidos, prevenindo qualquer coisa que possa atrapalhar e atrazar de alguma maneira o trabalho de umna equipe inteira. E aceitar que nem todos são assim, é difícil!! rsrsrs

Essa competição foi a mais estressante no sentido de organização, pois sendo uma prova de revezamento, eu não poderia depender só de mim. Tanto que a minha primeira dificuldade foi encontrar uma equipe que me aceitasse. Desejava correr pela categoria "Francisquense", pois já é raro ter um evento esportivo desse naipe aqui na nossa cidade e seria um desaforo se eu tivesse que correr na categoria aberta. Tanto que nínguem me convidou para correr pela cidade e todos os conhecidos das corridas que eu convidava também não aceitavam pois já tinham suas equipes ou não poderiam se comprometer ou não tinha coragem ou não tinha disposição. Em comensação não faltaram convites de pessoas de outras cidades, querendo meu corpo para correr na categoria aberta.  Mas eu fazia questão de correr na cat. Francisquense. 

Largada foi as 7 hs. Darian já preparado para abrir a prova!!
A categoria Francisquense, poderia ser composta por homens, mulheres, veteranos, amadores desde que fossem nascidos/residentes/trabalhadores aqui da cidade. Foi então que eu percebi que quem escolhesse correr nessa categoria, priorizavam atletas MASCULINOS, para obter vantagem, pois todos sabem que - teoricamente -  os "homens" possuem mais força e resistência, também são bem mais competitivos. Então diante disso, foi a minha dificuldade em ser "aceita" em equipes "francisquenses" experiêntes. Tanto que alguns preferiram correr em "trio", achando que os trios "francisquenses" fossem receber premiação nessa categoria... 

Mas com muita coragem e determinação  fui convocando todos que apresentassem disposição para correr!! A formação da equipe foi sendo alterada no decorrer do tempo antes de efetuar a inscrição, que a princípio ficou apenas com 6 atletas (sem reserva). Eu queria fazer a inscrição o quanto antes pois quanto mais passava o tempo mais caro ia ficando. E também porque sempre que leio "vagas limitadas" me sinto pressionada a garantir a minha vaga rs.

Não me substimem...
No último dia do prazo, eis que entra mais um atleta para a equipe - O "Portuga", figuraça, gente boa, mas um mala de primeira rsrsrs...Inclusive fiquei espantada com o seu interesse pois eu já havia convidado ele bem no inicio para participar da equipe mas no momento ele  estava com um probleminha no joelho. Mas quando o Roberson comentou com ele sobre a nossa equipe, parece que por um milagre ele já havia superado o tal "problema" no joelho e se interessou em correr com a gente... Podem me chamar de paranóica, mas tenho certeza que a dificuldade  que tive em convencer as pessoas a correrem com a gente se deu fato de eu ser mulher, que estupidez isso!!



Mas no final das contas fico até mais feliz do que triste, pois assim pude perceber como realmente foram corajosos os atletas que aceitaram em fazer parte da nossa equipe desde o começo, sem medo de perder. Aliás, o medo faz parte sempre, mas são poucos aqueles que possuem CORAGEM suficiente de enfrentar esse medo como tivemos!! Todos nós corremos além dos nossos limites, competindo com equipes 'francisquense"  formadas somente por atletas homens e jovens. A nossa equipe era a única equipe  mista e colorida, com atleta de tudo quanto é forma, idade, sexo. Nosso 3º lugar foi muito justo e merecido!! E confesso que teve um doce sabor de 1º lugar!!
Chegada: Diego fechando a prova com bravura!!

Aff escrevi tanto e nem contei todos os detalhes que rolou durante o percurso... Mas creio que nem convêm, quero apenas registrar que o dia foi maravilhoso, corremos super bem, tirando algumas "cagadinhas" do nosso amigo "Portuga" que por excesso de confiança, por se achar experiênte o bastante apenas por ter participado dessa corrida no ano anterior, acabou substimando a performance dos demais atletas... Mas tudo é um aprendizado... se a gente não aprende com nossos erros, podemos aprender com o erro dos outros também. O importante é que no final deu tudo certo!! A organização do evento foi impecável como sempre (já havia participado das competições de natação organizada por eles). Com certeza valeu a pena todo stress, toda ansiedade e todo tempo dedicado para participar dessa corrida!! 
Diego, Roberson, Carlos "Portuga", Micaéla, Eu, Darian e Aíze: Adorei correr com vocês!!
 Agora já estou arquitetando planos e estratégias para o revezamento de 2013!!  =)

Nesta tabela consta uma estimativa de tempo a ser percorrido de acordo com o ritmo de cada um.
O resultado calculado com base nos dados fornecidos pelo site TRAVESSIAS, segue:

Darian - 17,km - 1 h 36 min 18 seg
Eu - 21,1 km - 1 h 42 min 33 seg
Carlos - 11,7 km - 51 min 08 seg
Roberson - 12,4 Km - 1 h 2 min 02 seg
Aíze - 11,1 km - 1 h 12 min 35 seg
Diego - 16,7 km - 1 h 45 min 22 seg


90 km em 7 h 51 min 21 seg - 3º Lugar Categoria Francisquense


 Obrigada a todos que torceram pela gente!!! E a todos os atletas que participaram e fizeram esse dia especial acontecer!!!


Nenhum comentário: