segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maratona dos Perdidos - Trail Running 13 km - 21/07/2013

Bom dia pessoal! Hoje vou contar sobre essa corrida que foi sem sombra de dúvidas a mais dura e difícil prova da qual já participei.

Tudo começou com um mero compartilhamento para participar de um sorteio valendo uma inscrição para essa prova. Confesso que eu nem estava muito afim de ganhar essa inscrição por considerar difícil poder chegar até lá e participar. Mas por uma cagada do destino eu ganhei e poderia escolher entre a prova dos 4 km ou 13 km, escolhi 13 km.

Pois bem... devidamente inscrita, agora me faltava resolver como chegar lá. Nunca tinha ouvido falar nesse lugar e não tinha ninguém conhecido que iria participar para eu poder ir de carona. Mas no último momento consegui por graça divina um carro da prefeitura de São Francisco do Sul para me levar até lá. Isso não teria sido possível se não fosse o carinho e a atenção de um casal de amigos muito especial a quem devo toda gratidão, Ariane e seu esposo Fábio.

♥ Obrigada ♥

 Graças a eles é que  foi possível o meu transporte até o local da prova. Agradeço também o Sr. Mércio, o motorista que me levou por toda gentileza, simpatia e paciência.

Saímos cedinho de SFS, por volta das 6h e chegamos em Tijucas do Sul perto das 8 h. Mas entramos na cidade quando na verdade não deveria, tivemos que voltar pra BR e finalmente encontramos o caminho certo. Uma perdidinha só pra dar mais emoção. Chegamos bem e cedo. Deu tempo suficiente pra ir ao banheiro, pegar o kit e fazer um pequeno reconhecimento do lugar. Mas ainda não tinha noção do que eu teria que enfrentar...

Um pouco antes da  largada fiquei só reparando nos atletas e seus equipamentos. Achando um "exagero" aquele monte de "xaveco".... como sou retardada!! Assim que a brincadeira começou percebi que não  eu passava de uma amadora pretensiosa. Logo percebi que não teria chance alguma de pódio, pois logo no início muitas mulheres me ultrapassaram. A altimetria do morro era forte e eu quase tive um treco, sem condições de correr, caminhamos essa parte do percurso e dava uns trotes quando dava uma aliviada na altimetria. Foi um sufoco chegar no cume (só o CUme interessa rsrsrs), e quando finalmente cheguei achei que a descida seria mais fácil... afff ledo engano!! Cada passo era uma nova dificuldade!! Encontrei de tudo quanto é obstáculo pela frente...chuva, vento, frio, barranco, troncos, rios, pedras, lama, atoleiros, e quando dava uma suavizada no caminho eu corria, mas era por pouco tempo, pois logo aparecia mais obstáculos que só andando e com muito cuidado era possível passar.



Aí é que pude entender a necessidade de tantos "xavecos" dos atletas. Principalmente o tênis específico para "trail running". Como o tempo estava frio e chuvoso, tudo estava muito escorregadio e eu morria de medo de cair e me quebrar pois estava usando um tênis normal, para corrida normal. Na verdade eu nem imaginava que a corrida seria desse tipo, achava que seria uma corrida "normal" apenas com um morro para subir. Durante o percurso é que fiquei sabendo que essa corrida se tratava da TOP na categoria corrida de aventura, eu nunca havia participado de nada parecido com isso. Confesso que gostei apesar de todas as dificuldades e dores. Sim, senti minhas coxas queimarem por tanto esforço e senti uma verdadeira overdose de endorfina.

Eu havia planejado terminar a prova em 2 horas no máximo, uma estimativa baseada nos resultados do ano passado, mas affff consegui fechar com muito sufoco em 2h18m53s!! Fiquei em 15º na geral e 5º na categoria 30-34 anos. Confesso que fiquei um pouco decepcionada em não ter conseguido pódio, mas para uma estréia nessa modalidade acho que posso me dar um desconto, já que nunca havia treinado para algo semelhante ao que tive que enfrentar!! Ter  conseguido completar essa prova e sair viva com certeza já foi uma conquista e tanto!!


Foi legal também encontrar meus colegas Clésio e Paula. São amizades que a gente faz através das corridas e trocamos "figurinhas" e informações pelo facebook!!


Paula campeã no pódio da categoria 24-29 anos

Eles foram campeões em suas respectivas categorias!! Parabéns pessoal!!

Bom agora estou toda dolorida e por enquanto vou ficar de molho até me sentir recuperada dessa aventura para voltar a treinar e me preparar para o próximo desafio!!!

Um forte abraço!!

4 comentários:

Wilson Silva disse...

Parabéns, Priscilla.
Bela prova. E ótimo resultado.
Se foi a primeira vez que 'subiste' tanto, e sequer usava tênis 'apropriado', este resultado foi realmente bom! Pensa assim. ;)

Anônimo disse...

Agora talvez voce começe a me entender, quando te convido para ir pro K-42...é quase tudo isso ai só que um pouco menos desgastantemas com um visual incrível...bem vida ao mundo dos verdadeiros loucos por corridas....kkk

egomar Pro disse...

Egomar Pro

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Pri, nunca fiz prova em circuito trail, mas acho muito bacana. Fico imaginando o quanto não foi difícil para terminares com tempo de 2h18 em 13k (principalmente porque sei que você manda muito na corrida).
Parabéns pela prova. E nos conte onde será sua próxima prova. Vens para Maratona de SC, em Floripa??
beijos
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
@Correndodebem