sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Meus pares de tênis...

Saudações querido diário...
Desses 8 apresentados, possuo oficialmente 4 pares de tênis no momento que uso entre os treinos e competições.

Hoje vou falar sobre um assunto que há muito tempo venho querendo comentar a respeito. É sobre o "calçado ideal" para correr. Desde que comecei a correr, ouço muitas sugestões e dicas sobre o que seria um tênis adequado para correr e absorver impacto. Mas como sou uma "atleta pobre", não tenho condições de investir muito em um par de tênis. Então diante de tantas opções que temos disponível no mercado, eu procuro me concentrar naqueles que estão dentro do meu orçamento.

Aqui vou descrever um pouco sobre cada um dos meus pares...

Olympikus - 37 
Assim que comecei a correr durante as caminhadas, resolvi comprar meu "primeiro tênis de corrida". Acabei comprando um tênis de "caminhada"  para correr. O preço era ótimo além de ser super confortável. Mas não tinha nenhum sistema de amortecedor mais moderno. Ainda tenho, mas faz muito tempo que não uso mais... da última vez que fui calçar tinha ninho de formiga dentro dele. Agora aposentei de vez.


ASICS - 37
Quando percebi que levava jeito pra coisa, resolvi comprar um tênis de corrida de verdade. Levei meu primeiro par de Asics. Muito bom, só que depois de uns 15 km ele começa a fazer calo em determinadas parte do pé. 

Adidas - 37

Logo percebi que precisava mesmo de um par de tênis extra... pois algumas vezes eu molhava ou sujava o único par apto para o treino e competição, então encontrei na internet essa belezinha. Mas infelizmente ele não funcionou no meu pé. Usei apenas 2 vezes e ele apertava em cima de um dos meus pés, fazendo um machucado bem chato, então acabei dando esse par de presente para minha mãe. Nela ele ficou perfeito e não causou nenhum tipo de desconforto.

Tênis prêmio - Asics - 37
Ganhei meu primeiro par de tênis junto com o troféu na premiação da Run For You 2012. Os primeiros colocados tinham direito a um par de tênis e eu fiquei muito feliz em ganhar pois estava realmente precisando. Mas infelizmente esse tênis lindo ficou terrivelmente apertado no meu pé. Impossível de correr com ele pois em poucos km já produz bolhas nos calcanhares. Uso só pra passear mesmo ou ir pra academia fazer ginástica.

Mizuno - 37
Então depois de muito tempo resolvi investir num mizuno lindo que encontrei na internet. Me sentia maravilhosa com esse tênis, mas machucava  meu pé depois de 8/10 km... Então ele era reservado especialmente para provas curtas de 5 km. Infelizmente me roubaram  numa noite em que deixei ele secando com outros tênis em cima do muro. Só levaram esse, os outros que estavam junto ficaram (menos mau), e fiquei também com as prestações que ainda estavam na metade para pagar e os cadarços que aproveitei no meu "2º tênis".

Mizuno - 38
Aí quando contei o ocorrido sobre o furto do meu tênis novo caro que ainda nem havia acabado de pagar para minha mãe, ela aproveitou o momento e me deu um novo de aniversário. Inicialmente preto com roxo nº 37, mas ficou meio apertado então resolvi trocar para que não desse mais problemas e acabei ficando com esse branco com detalhes em azul. Super confortável, não machuca nenhuma parte do meu pé. No fim das contas acabei concluindo que tênis para correr precisa ser um número maior do que os outros calçados comuns. Pois depois de um tempo correndo os pés incham um pouco, o que acaba causando aquele  desconforto e ás vezes até bolhas e calos.

Tênis Prêmio - Asics - 38
Essa maravilha eu ganhei na Run For You 2013. Que tênis delicioso, super leve, arejado e muito confortável, além de super lindo. É o meu "preferido" do momento. Só não gostei que uma parte da sola andou descolando durante uma prova. Mas já consegui consertar, nada que um pouco de cola apropriada não resolva. Já pedi 38 também por conta da experiência com o tênis que ganhei no ano anterior.

Nike - 38
E finalmente, depois de muito esperar por uma promoção, encontrei o meu primeiro Nike na internet... Pedi inicialmente esse modelo só que em outra combinação de cor, mas quando chegou, percebi que 37 não ia dar certo mesmo, solicitei a troca, mas só tinha 38 nessa outra combinação de cores (azul com laranja). E então chegou ardendo os olhos esse alaranjadão. Infelizmente tô sendo obrigada a não treinar devido uma lesão que me apareceu no tendão entre o quadril e a coxa, mas no domingo (06/10/2013) vou competir com ele nos 5 km da 1º Corrida e Caminhada Gomes da Costa em Itajaí. No momento estou usando ele no dia a dia para dar aquela "laceada" e meus pés estão amando.

 Não acho de bom tom, mesmo quando as intenções são de orientar, quando alguém critica que algum atleta está correndo com um tênis não apropriado. Em algumas competições já presenciei esse tipo de coisa e achei muito constrangedor.  Um coroa playboy observou que um mocinho estava competindo na corrida com tênis de "futsal", ele estava participando de um revezamento e iria correr 4 km com aquele tênis. Pude notar que ele era bem pobre, tipo bem mais pobre que eu, aliás, que todos que estavam lá na competição... Então e tal senhor começou a falar que ele JAMAIS deveria correr com aquele tipo de tênis, que ele deveria adquirir um tênis bom de marca apropriada blábláblá... Fiquei pensando: "Será que ele parou para pensar que talvez seja o maior desejo desse garoto ter um tênis decente, só que diante da sua realidade isso não deve ser uma prioridade..". Ainda tentei "ajudar" o menino que percebi que estava ficando constrangido diante do mini-esporro do coroa, falei para ele que não deve deixar de correr só porque não tem um tênis perfeito, que no começo é super comum as pessoas iniciarem os treinos e as competições com o calçado que possuem, mesmo não sendo o indicado para a modalidade. Cada um sabe onde o "sapato" lhe aperta.

Então é isso... não tenho mais nada a declarar... apenas que estou fissurada para estrear o meu tênis novo, mas não quero me machucar ainda mais. Ontem já iniciei a medicação que o médico passou... Aliás, está na hora de tomar o remédio!!

Beijocas, fui!


                                         
Curta "Corrida da Depressão" no Facebook ;) (y)


2 comentários:

Bons Km disse...

Lindo tênis novos Pri, espero que melhore para a prova e que a medicação faça efeito. Beijos
Ju

Everton Gomes disse...

Muito legal o post Pri !