quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pra que serve a premiação em uma competição??

Numa competição esportiva a maior parte dos atletas adota aquela máxima de que o mais importante é participar! Independente do resultado, se for bom: Ótimo. Se não for: Bom do mesmo jeito!! O importante foi que chegou até o fim!

Desde que comecei a participar das competições de corrida e depois natação, pude aprender um pouco dessa dinâmica que acontece nos cerimoniais de premiação. Na primeira corrida, aprendi que todos que completam o percurso tinham direito a receber uma "medalha de participação". Fiquei muito feliz e achei isso muito legal, já que são poucos que realmente conseguem subir ao pódio e levar um troféu. 

A Medalha de Participação é mais do que uma lembrança de um evento esportivo, é a prova de que você foi lá e participou. Um prêmio para guardar com carinho e até mesmo colecionar!


Já participei de provas em que não tinha medalha de participação para todos atletas, tipo só para os 100 primeiros, provas de duplas de  revezamento sem premiação em troféu para duplas "mistas" e  "femininas" (se é possível a inscrição de duplas assim, deveriam pensar também na premiação), prêmio em dinheiro de valor diferentes entre os gêneros... Já vi realmente de tudo em 2 anos participando de competições em uma média de 2 competições por mês. E o que mais me agrada até hoje é participar de provas que: Ofereça medalhas de participação para TODOS os atletas e que faça premiação por categoria.  


Pior ainda é quando fazem aquela tal de "dupla premiação". Quando o atleta que já foi premiado no pódio geral é também chamado para receber premiação na categoria por idade. Pois se a premiação serve como motivação e reconhecimento pelo esforço, acredito que o atleta que conseguiu chegar entre os primeiros e já ganhou seu troféu, não se importaria de que chamassem o próximo vencedor na sua categoria para receber o prêmio também. Dessa maneira muito mais atletas sentiriam-se motivados a participar de novas competições no futuro aumentando cada vez mais a competitividade e o nível dos atletas.


Medalha de participação é o mínimo que deve oferecer aos atletas. Premiação por categorias também!! Pois acredito que seja perfeitamente possível organizar uma boa premiação de acordo com os dados obtidos pelas inscrições. pois dá pra ter uma ideia de quantos atletas participarão de acordo com gênero e idade e em cima dessas informações, planejar uma linda cerimônia de premiação!!

As vezes investem tanto em kits compostos por sacolinhas com garrafinhas e camisetas que nem desconfiam que esses itens acabam se tornando mais um estorvo do que algo realmente bacana para os atletas. 


Certa vez pesquisei a respeito de quanto custava cada medalha/troféu e descobri que o valor é muito baixo em comparação as outros tipos de despesas geradas numa competição. Por isso acho que muitas vezes falta mesmo é boa vontade ou  conhecimento por parte da organização a respeito disso.

Com certeza, vou passar a ser mais seletiva com relação as futuras competições que pretendo participar. Antes dessa minha lesão, eu andava muito fominha. Participando de tudo quanto é corrida que aparecia. Mas de agora em diante vou escolher melhor e participar apenas daquelas que forem mais convenientes (valor da inscrição, local, estrutura, etc.).


Nenhum comentário: