sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Corupá Extrem Marathon - 23 km - 07/02/2015



Saudações!! Finalmente resolvi fazer um breve relato da minha primeira corrida de 2015. Uma maravilhosa prova da qual tive a honra de ser convidada para participar através do contato do Rafael Krubb, atleta, guia e marido da nossa maravilhosa diva Adria Santos! A princípio fiquei um pouco insegura em participar por se tratar de uma corrida de montanha, pois a minha primeira vez numa prova dessas foi um pouco traumática, na época que participei foi em Tijucas do Sul (PR) onde corri 13 km na Maratona dos perdidos. Mas quanto mais desafiador, mais gostoso é de participar e então aceitei o desafio. Haviam 4 distâncias para escolher: 4, 13, 23 e 42. Fiquei com a de 23 km. Não fiz nenhum treino específico... aliás, não fiz nenhum treino decente praticamente desde que me inscrevi até o dia da prova. O que me deixou um pouco mais insegura ainda. Coloquei na minha cabeça que estava apenas me "guardando" e me preservando para o grande dia.

Finalmente chegou o grande dia! Saímos de São Francisco do Sul rumo a Corupá no dia 06/02/2015 (sexta-feira) e chegamos sem problemas no Seminário onde foi realizado a distribuição dos kits e a reunião técnica. Logo de cara já encontramos nossos amigos Rafael e Adria Santos, que estavam com um stand muito lindo onde apresentavam as conquistas da nossa atleta nas paraolimpíadas, medalhas, troféus, tocha olímpica, etc. Foi muito legal e fiquei emocionada em  poder tocar naquelas conquistas tão especiais.

Parceiras com fome de km, aguardando a largada :D
Depois de acertar os últimos detalhes, fomos atrás de um local para acampar. Aí começou um misto de agonia e desespero, pois ficamos um pouco perdidos sem saber exatamente para onde ir. Mas logo consegui um cantinho no estacionamento da Pousada Corupá, que nos receberam de uma forma muito hospitaleira e generosa. A pousada estava lotada, mas nos deixaram acampar no quintal, onde nos cobraram um precinho especial incluindo café da manhã e uso de banheiro. Aí foi só alegria e expectativa para a corrida.

Quem disse que consegui dormir na barraca. Fiquei fritando a noite toda, agoniada sem conseguir pregar os olhos. Se dormi por 1 hora foi muito... aff.

Quando finalmente amanheceu, já comecei a me arrumar, me alimentei, fui ao banheiro umas 19 vezes (exagero rsrsrs) e  parti pra praça onde foi realizada a largada dos 23 km pontualmente as 8 horas.
Alto astral com a turma da Adria Santos ♥
O dia estava maravilhoso, o percurso era a coisa mais linda  desse mundo, no meio da natureza, não dá pra reclamar, no início fui acompanhando o colega Gustavo Musse que também é de São Chico, mas logo  fiquei pra trás. Muita subida onde não tinha jeito de correr (pelo menos eu...) e aí eu seguia caminhando até quando encontrasse terreno bom pra melhorar o ritmo e correr um pouco.


Tinha 5 horas de tempo limite para concluir esse percurso, mas não levei relógio. Ao longo do percurso havia indicações da  km percorrida. Tudo foi muito legal, tudo mesmo!! A interação com os atletas participantes, a comunidade local oferecendo água e suco aos atletas, o contato com a natureza, a paisagem de arrepiar, só show! Teve também muita lama que foi a coisa que mais me chateava e mais me fazia perder tempo, mas também isso já era esperado... enquanto o pessoal descia no embalo, eu ia com cuidado e cheia de medo de cair e me machucar. Aff sem contar o medo de minhocas no meio daquele lamaçal me deixavam bem agoniada. Isso foi motivo pra muita chacota e sarro quando descobriram que a "bióloga" tem medo de minhoca :(.

Olha a minhocaaa!!!
Nessa prova fui obrigada a comprar uma mochila de hidratação e manta térmica (exigidos para segurança),  o apito eu já tinha. Então comprei uma das mais simples que encontrei, abasteci com 1 litro de gatorade de limão. Além disso, levei um sachê de gel e 2 capsulas de sal. Ao longo do percurso,  tomava água sempre nos pontos de hidratação disponíveis e entre eles, bebia meu gatorade.

Quando estava próximo ao km 10, tomei metade do sache e guardei o restante pra mais tarde, até porque não conseguia engolir direito e não queria desperdiçar meu gatorade pra empurrar aquilo goela abaixo, perto do km 13 tomei uma capsula de Sal. Deu certo, não tive câimbras e parece que depois que tomei o restante do gel quando passei pelo ultimo ponto de hidratação até a dor nos joelhos  que começaram a incomodar na descida diminuíram após eu tomar a capsula de sal.
eu de "figurante" na foto rsrs
O frescor da manhã já estava perdendo espaço para o calor do sol do meio dia. Que junto com a umidade fazia com que o clima ficasse cada vez mais pesado a medida que os km iam aumentando. Quando finalmente a trilha acabou e cheguei no asfalto, indicava que faltavam apenas 3 km para chegada, mas alguns dos atletas falavam que seus gps indicavam que já tinha dado mais de 23 km nessa altura, ou seja, muitos afirmaram que o percurso não tinha apenas 23 km e sim 26 km. Eu sinceramente estava pouco ligando, podia ter 30 km que eu iria até o fim! No asfalto muitos estava completamente esgotados, eu também estava, mas confesso que não me permitir andar nesse trecho, pois já havia perdido tempo demais na subida e nas trilhas. no asfalto da reta final eu corria num ritmo fraco, trote leve, mas corria. no caminho tinha um cano despejando água pra quem quisesse esfriar o "radiador". Ali tomei uns goles e me refresquei e taquei-lhe pau até a chegada!! Foi lindo, foi mágico e me arrepio de lembrar o quanto foi emocionante chegar bem e cheia de disposição. Estava cansada sim, mas muito feliz e confesso que se precisasse correr mais alguns km eu correria sim. Não consegui nenhuma colocação de destaque, não teve pódio, mas fiquei realmente feliz e satisfeita por ter conseguido completar essa prova. Estimava fechar o percurso entre 3 a 4 horas. Completei em 3h 51m 49s. Eram 51 mulheres nesse percurso, eu cheguei em 19º na geral, e na categoria.


Cansada, suja, fedida, dolorida, mas realizada!! Animada pras próximas!!Obrigada a todos pela parceria, vocês são show!!! Moram no meu coração ♥


PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSA MARAVILHOSA PROVA E AOS ORGANIZADORES POR NOS PROPORCIONAREM ESSE GRANDE PRAZER QUE É SUPERAR LIMITES!! UM ABRAÇO CARINHOSO !!



Nenhum comentário: