segunda-feira, 27 de abril de 2015

1ª Corrida Rústica de Itapoá 5km - 26/04/2015

Foi através da minha amiga Ercília, do tempo da faculdade de biologia, que fiquei sabendo dessa corrida. Ela mandou o link no meu face e fez o convite, inclusive para ficar na casa dela em Itapoá caso eu quisesse ir um dia antes. Então conferi o regulamento e gostei muito, principalmente por ser uma corrida de apenas 5 km, inscrições GRATUITAS, com pódio até o 5º lugar na geral e nas categorias por faixa etária.
Aguardando a travessia de balsa no Vigorelli
O mais complicado seria a logística para chegar até Itapoá, pois o ferry boat da nossa cidade até a vila da Glória possui horários péssimos por serem escassos e restritos. A largada estava programada para as 9 horas, e o o primeiro ferry boat sairia as 9 horas da Laranjeiras  com destino a Vila da Glória, e de lá até Itapoá daria mais ou menos 30 km de carro. Se fossemos pela BR seria muito mais longe, 2 horas de estrada aproximadamente. Então optamos por ir até Joinville e pegar a balsa da Vigorelli as 7h30 de domingo. E assim foi.

Márcia, Eu e Darian♥
Fomos eu, Darian e a Márcia. Minha amiga estava muito animada em participar, o que me deu mais motivação, já que eu  não estava tão empolgada assim...mas a animação dela acabou me contagiando, sempre muito mais legal quando temos amigos que nos animam dessa forma saudável e positiva, ela é uma parceira incrível!! Determinada e cheia de garra!!

Da Vila da Glória até Itapoá a viagem foi meio tensa, a estrada estava horrível e quando finalmente chegamos em Itapoá, perdemos tempo se batendo pra encontrar o local da corrida. Chegamos em cima do laço, mas deu tempo pra se ajeitar direitinho e se preparar pra largada. O dia estava lindo, nem parecia que ia ficar daquele jeito já que no caminho de São Francisco até Joinville pegamos chuva. 

As 9 e alguns minutinhos extras foi dada a largada. Confesso que me senti péssima, não sei se pelo sol ou pela falta de treino aeróbio, já no primeiro quilometro a respiração ficou dolorida, cheguei na segunda colocação mas não consegui manter, fiquei com a 4ª posição até o final. A 3ª colocada ficou poucos metros a minha frente, ela corria com um "pace" masculino, o que me deixou intimidada em tentar ultrapassar já que eu estava botando os bofes pra fora, seria muita audácia tentar ultrapassar e logo em seguida ter que parar ou mesmo cair morta e ser ultrapassada novamente. Fiquei satisfeita em manter a 4ª posição, pensando que estava ótimo já conseguir um lugar no pódio Geral, então me mantive no ritmo "confortável". Cheguei o cronometro marcava 26 minutos e pouco... achei estranho... o Darian chegou 2 minutos depois, e logo depois veio a minha amiga, ainda consegui registrar a sua chegada!!


Ela também estranhou o tempo, pois imaginava que fez em tempo menor que o registrado pois estava muito bem e disposta nesse dia e correu sem sentir o cansaço.

Na chegada era necessário devolver o chip de cronometragem para retirar a medalha de participação.

Antes da premiação, teve alongamento com uma personal trainer  e  apresentação da Banda "Os sobreviventes" com muito rock, a corrida e outros eventos eram alusivos ao aniversário de 26 anos da cidade. 

Estava animada em conseguir ficar no pódio geral, mas a minha alegria não durou muito pois troféu bonito com brindes dos patrocinadores do evento ficaram só até a 3ª colocação, 4º e 5º lugar receberam uma medalha igual a de participação, só que com um adesivo diferente, indicando a colocação.
"Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios."


Essas sacolas gordinhas bem que poderiam ter sido divididas entre as 5 né... #chateada...

Depois só dei risada de tudo, pois até havia comentado com meu amigo Luis Gustavo um dia antes "Só falta viajar até Itapoá para correr e voltar com aquele tipo de medalha de participação palha, de plástico com adesivo..." Pois não deu outra. além de medalha de participação feia, a medalha do pódio seguiu o mesmo "padrão Priscilla de decepção". A medalha do pódio bem que poderia ser mais bonitinha... 

hehehehehehe só pra minha cara mesmo 


Também achei o meu tempo de prova horrível, tá certo que não corri com a melhor das minhas performances, mas 26m 33s achei meio exagerado pois pretendia fazer pra 23 ou 24 minutos no máximo... Mas enfim, tá valendo.

De São Chico participando da prova foram: Eu, Darian, Marcia, Cleber, Luis Gustavo e Weber. Eu e o Weber conseguimos beliscar o pódio. 
Galera de São Chico, faltou o amigo Weber na foto.


Pontos Positivos

* Inscrições gratuitas
* Premiação até o 5º lugar Geral e Categorias
* Percurso plano e asfaltado
* Hidratação e frutas (ao longo do percurso e chegada)
* Troféus bonitos e brindes lindos até o 3º lugar 
*Amigos, conhecidos, pessoal de Itapoá nota 10.
* Medalha (apesar de tosca) tinha data, identificação do evento, colocação/participação, etc. (algumas são tão ruins que nem isso tem)

Pontos Negativos

* A largada as 9  horas. O sol bateu forte judiando os atletas, acho que o horário foi tarde, embora pra mim foi vantagem por conta da viagem e depender de horário da balsa para travessia.
* Problemas com os resultados, muitos reclamaram de erro na cronometragem assim como colocação nos pódios de algumas categorias. Observando a foto do pódio geral feminino, pude ver que a 5ª colocada aparece na foto da chegada da Márcia, chegando atrás dela, a não ser que ela estivesse representando alguma atleta, pois me lembro bem que depois de mim veio uma moça loira na chegada no 5º lugar ...
* Medalha de péssima qualidade.  


Olhando assim na foto até que tá bonita a medalha, deve ser o mar que tá seduzindo meu cérebro.
O evento pode até ter sido de graça, mas sempre que participamos de uma corrida, principalmente quando é em outra cidade isso gera um custo, gasolina + balsa (ida e volta) e lá se foram quase 100 reais, por isso é sempre muito legal quando mais amigos se encarnam nessa onda assim os custos podem ser divididos assim como as alegrias de cada conquista são comemoradas. 

Poderiam ter caprichado melhor na confecção da medalha, incluindo uma fita personalizada e um material de melhor qualidade para que pudéssemos guardar com carinho essa lembrança. Porque plaquinha de plástico com adesivo colado em cima é triste, a fita e o papel em contato com a umidade do suor ou água danificam facilmente e acabam estragando a medalha. Nesse vi um atleta que estragou na hora ao colocar a medalha no pescoço,  o suor molhou a fita que descolou e arrebentou a medalha... Esse tipo de coisa já aconteceu comigo, por isso e tantos outros motivos que eu realmente odeio esse tipo de medalha. Não gosto mesmo, desculpa, sei que  muitos não ligam, mas eu ligo. Não gosto e pronto. Tanto a medalha de participação quanto a medalha de pódio poderiam ter sido de qualidade, sabe-se que a premiação não custa tão caro assim e é o que mais chama a atenção dos atletas, vi um monte de medalhas sobrando (que provavelmente serão reutilizadas nos próximos eventos, pois é só colar um adesivo por cima que tá safo).

Todo mundo que se inscreve e corre, é atleta, seja amador ou profissional, o respeito deve ser o mesmo para todos que estão participando. Esse negócio de chamar gente que não foi classificada para o pódio ou erro no tempo de cronometragem,  numa corrida com chip é injustificável pois prejudica quem realmente deveria levar o crédito, infelizmente essas coisas acontecem ainda.

Mas como é a 1ª edição com certeza apesar de todos os pesares, Itapoá está de parabéns e acredito que as próximas corridas serão muito melhores. No geral teve muito mais pontos positivos do que negativos então PARABÉNS ITAPOÁ!!! Imagino o quanto deve ser tenso pra alguém organizar uma prova pela primeira vez, são tantos detalhes, alguma coisa sempre pode dar errado, mas de qualquer maneira os organizadores estão de parabéns. Vou dar nota 9,0!!  Tá muito bom e acima da média!!!
Agradeço de coração por ter tido mais essa oportunidade de correr entre meus amigos. 

Parabéns aos meus amigos que participaram dessa prova, em especial a minha amiga Márcia que sempre está me contagiando com seu alto astral e otimismo, aguentando meus chiliques, e ainda encarando os desafios com muita determinação!!

PARABÉNS MÁRCIA ♥♥♥











Nenhum comentário: