quinta-feira, 17 de setembro de 2015

12º REVEZAMENTO VOLTA DE SÃO FRANCISCO DO SUL - 90 km - 12/09/2015

Essa foi minha 4ª participação nessa prova. Fui convidada pelo Sr. Belém para correr na mesma equipe do ano passado, agradeci o convite e recusei pois já havia me comprometido em correr com a equipe dos "Bombeiros Militares / Guarda-Vidas Civil."

Passando pela ponte do "monte de trigo"
O Segundo Pelotão dos Bombeiros de São Francisco do Sul formou 2 equipes de sexteto e 1 trio. "Formiga Atômica", "Pernas pra K ti Kero" e "Zóio de águia", eram os nomes das equipes, respectivamente. 

Tudo junto e misturado... sextetos e o trio.

Infelizmente não pude acompanhar a formação dos grupos, nem sugerir nomes, muito menos escolher os percursos. Tive muita dificuldade em interagir e me comunicar com os demais da equipe. Muito diferente das outras vezes que participei, onde mesmo com dificuldades, nós conseguíamos nos comunicar, interagir, tirar dúvidas, etc.

Alguns já tinham experiência em outros tipos de provas, também tinha aqueles que nunca haviam participado de nenhum tipo de competição. Acho que eu era a única com experiência no revezamento do sexteto. Eu era uma "macaca-velha-forever-alone" já que ninguém dava bola pra mim. 

Eu fazia parte da equipe "Formiga Atômica", e fiquei responsável em correr as seções 1, 6 e 13, que equivalem a 9,1 km; 2,8 km e 5,8 km, fechando um total de 17,7km.

Fui avisada pelo militar que era pra estar as 6:30 no local da largada. A largada da nossa equipe estava programada para as 7:20. Cheguei pontualmente as 6:30 e pra variar, fiquei no vácuo pois tinha ninguém lá. Encontrei outro guarda-vidas civil que era da outra equipe mas estava mais perdido que cachorro em dia de mudança. Perto das 7 horas o povo começou a aparecer e ainda não tinha entrosamento  nenhum, sei lá, um clima muito diferente dos outros anos quando corria com outras equipes..uma certa segregação por status dentro do grupo, algo do tipo: "militar versus civil" em vez de "militar & civil"... Aí junta o fato de eu ser "mulher" menstruada e indignada. Tudo pra ajudar #SQÑ 

Quando finalmente consegui pegar meu kit com o número de peito com a Chaiane (eu e ela éramos as mulheres da mesma equipe), me senti um pouquinho mais segura. Com a Chaiane rolou uma comunicação mais eficiente, já que ela se mostrou mais compreensiva além se ser muito querida e super educada, o que me deixou um pouquinho mais calma. Deixei minhas coisas com ela para que colocasse no carro de apoio que até o momento ainda não tinha conhecimento qual seria e quem dirigiria... 

Pedi para que me dessem água um pouco antes da ponte do monte de trigo no primeiro percurso, então o motorista me pergunta "Onde fica isso??"... Cara, não sabia se ria ou se chorava nessa hora. Então o Marcelão que era membro da outra equipe me fez a gentileza de explicar o percurso para o nosso motorista que  também era o atleta reserva da nossa equipe e que estava destinado a correr já que um dos nossos atletas faltou...

Meu Deus, Meu Deus!! Lá fui eu já muito puta da cara pra largada... Tomei um gel e um Red Bull pra dar um gás,  peguei a pulseira do revezamento e fui. Quase que a  outra equipe larga sem a pulseira do revezamento. Vi que o colega estava sem e avisei ele. Sorte que deu tempo de acharem para entregar para ele largar direitinho.

Apesar de estar ciente que a corrida era pra "brincadeira", não resisti e tentei correr da melhor maneira possível,  para ao menos tentar uma boa colocação... vai que né!! kkk

Consegui me manter num ritmo razoavelmente bom, velocidade não é meu forte. O ideal mesmo era colocar um homem (o mais rápido da equipe) para fazer o percurso da largada, mas já que me deram essa missão, fiz a minha primeira parte!!

Enquanto o próximo parceiro corria, foi a vez de passar nervoso no carro de apoio  que largou com o combustível na reserva e assim foi até o a chegada. Sem contar outros detalhes que ocorreram no decorrer da corrida que é melhor nem mencionar... só por Deus mesmo, misericórdia!!

No meio da praia grande, fazendo o apoio dos parceiros que estavam correndo...

O lado bom da nossa equipe é que tirando o atleta que faltou, todos conseguiram correr seus percursos. Apenas um que "quebrou" e caminhou alguns momentos durante a sua parte do segundo percurso. O nosso reserva correu muito bem apesar de estar sentindo dores no tornozelo, ele não se entregou!!

O Anderson Miranda era o  melhor atleta da nossa equipe. Rápido e resistente!! A Chaiene me surpreendeu, correu muito e bem. Sempre que terminava seu percurso estava com uma aparência radiante e cheia de energia ainda!! O Sd Quer decepcionou  pois no seu primeiro percurso ele correu de "franchonisse" ao lado da esposa que estava na outra equipe mas por uma incrível coincidência largaram juntos e correram toda o percurso da seção 4 lado a lado! E na hora de encarar segunda parte ele "quebrou" teve que andar durante parte de seu percurso pela praia. Achei que ele seria um dos melhores e mais fortes da equipe mas foi só impressão mesmo. Ficou bem claro que a participação dele foi literalmente pra só curtir e conhecer a prova. O Sd Thiago mostrou muita raça e superação, achei que ele não aguentaria pois no seu primeiro percurso ele terminou extremamente cansado, pois tentou recuperar uma posição tentando alcançar o Marcelão da outra equipe que era mais veloz  que ele e isso acabou deixando ele mais cansado do que o normal. E ele ainda teria mais 2 percursos para correr e correu muito bem! . O Sd Patrick que era o reserva, ele assumiu o percurso do atleta que faltou e também correu 3 percursos. Achei que ele não conseguiria pois vi que o tornozelo dele estava bem inchado e ele sentia dor depois de terminar sua primeira parte da corrida. Fiquei muito admirada pela força e coragem dele em continuar e sem pensar desistir. Pois se ele desistisse a equipe estaria automaticamente desclassificada, mas ele não deixou os parceiros na mão e cumpriu sua missão!! 



Da esquerda pra direita: Anderson, Chaiane, eu, Sd Quer, Sd Patrick e Sd Thiago. Equipe "Formiga Atômica" - 90 km em  8 horas 38 minutos e 28 segundos + 15 minutos de penalidade = 8 horas 53 minutos e 28 segundos. .
Minhas estimativas era que fossemos terminar a prova por volta das 15 horas, mas chegamos ás 16 horas. Infelizmente ainda sofremos penalidade de 15 minutos de acréscimo no tempo, pois ao cadastrar os atletas da nossa equipe, não fizeram a previsão dentro do limite estimado, e assim pela primeira vez na minha vida, participei de uma equipe que sofreu penalidade. Se tivessem feito uma reunião com a equipe ANTES de fazer a inscrição e cadastrar os atletas isso seria perfeitamente evitado e não precisariam simplesmente inventar o pace de cada um.
RESULTADO OFICIAL!!!
PENALIDADE!! A primeira vez a gente nunca esquece.... afffff que vergonha!!

Quando tudo acabou eu estava fisicamente e psicologicamente esgotada, a sensação de desgaste foi muito maior do que quando corri uma maratona sozinha... sem comentários. 

Acredito que a equipe poderia ter se saído melhor se tivessem mais atenção e soubessem aproveitar cada o potencial de atleta dentro de acordo com os percursos. Mas  isso, claro, se realmente tivessem interesse em competir e lutar pelo pódio... Capacidade todo mundo mostrou que tem!! Só falta  organizar melhor e trabalhar em cima...


Deixo aqui registrado meu carinho as equipes que conquistaram pódio na categoria Francisquense!! 

A equipe campeã Street Runners São Chico 01!! A galera toda mereceu, correram muito, mostraram união e parceria desde os treinos, no apoio e no dia da competição!! Um cuidando e ajudando o outro, dando apoio, tirando fotos, incentivando e isso não tinha como refletir num resultado diferente!! O lugar mais alto do pódio!! Parabéns amigos Luiz Gustavo, Cleber, Douglas, Fernanda e os demais da equipe!! Sucesso!!

Street Runners São Chico 01
A equipe vice-campeã dos amigos o Sr. Belém, Breno, Paulinho, Edinelson (Guarda-Vida!!), Mari e os outros!! PARABÉNS!! Senti saudade de estar na equipe com vocês!! Fiquei muito feliz em ver que conquistaram pódio!! Super merecido!!

Equipe Belém
Depois da corrida teve confraternização das equipes dos Bombeiros na casa de um dos integrantes do trio. Mas eu já havia confirmado presença na festinha de aniversário da linda Marina, filha da minha amiga Letícia. Quase que não fui pois estava realmente exausta, mas a minha filha fez aquele "ah mãee....vamos né!" Então fui... e foi ótimo ter ido, a festinha estava ótima, aproveitei pra repor as energias com as delícias servidas na festinha, pois eu estava faminta!! hehehe

Parabéns Marina!! 1 aninho de vida deixando esse mundo mais lindo e encantador pra gente!! Felicidades bonequinha!!
Agora chega, esse mês não quero mais saber de corrida!! Não quero saber de competição tão cedo pela frente... 

Parabéns a todos que participaram, desde os organizadores, staffs, atletas, famílias, amigos, etc!! Valeu e até a próxima aventura!!!
Essa de camisa amarela/verde/vermelho é tipo eu na vida kkkkkk







2 comentários:

Simone disse...

Apesar de todas as dificuldades vcs mostraram garra e comprometimento. Organização é fundamental mas a equipe apesar de tudo foi e fez acontecer. Pena que muitos não tenham levado à sério, atrapalhando os demais. Cada vez mais me orgulho das representantes femininas, que estavam menstruadas, sqn. Hahahaha e mesmo assim mostraram como se faz. Parabéns meninas, parabéns equipe.

Pri disse...

Obrigada Simone pelo carinho!!