terça-feira, 15 de setembro de 2015

MINHA PRIMEIRA MARATONA!! 8º Maratona Internacional de Punta del Este - 42,195 km - 06/09/2015



Saudações amigos!! Hoje vou contar sobre uma das maiores façanhas que eu já fiz na minha vida:  correr uma MARATONA!!


Minhas expectativas com relação a prova.
Essa era uma das metas qeu eu tinha planejado cumprir em 2015. Então pesquisando algumas opções de prova de Maratona, surgiu essa no Uruguai. Já tinha ouvido falar a respeito dessa prova, e gostei dos comentários em relação a ela. Seria uma ótima oportunidade de conhecer um lugar diferente, fazer turismo "internacional! e aproveitar para correr!! O que deixou essa maratona ainda mais especial, pois foi minha primeira maratona e ainda "internacional".
Uma das primeiras fotos registradas na chegada em Punta del Este - Uruguai . Las manos.

Alguns meses antes, fizemos a inscrição para a prova. Eu nos 42,195 km da Maratona e meu parceiro amado estreou na distância de 21 km da Meia Maratona. A inscrição feita, deu aquela emoção de que não tinha mais como voltar atrás. Então reservamos o hostel e fizemos os planos de como chegar lá. Saímos de São Francisco do Sul / SC na quintas feira (03/09/2015) às 7:00 da manhã mais ou menos, e viajamos de carro até Porto Alegre/RS às 16 hs, então deixamos o carro num estacionamento particular e aguardamos o ônibus na rodoviária que sairia às 20:30 com destino a Punta del Este. Chegamos em Punta era mais ou menos 6:00 da manhã de sexta-feira e foi um dos momentos mais lindos e mágicos, pois estava amanhecendo e assim que saímos da rodoviária avistamos um dos mais famosos cartões postais do Uruguai!!

Em seguida fomos a pé direto ao hostel que ficava bem pertinho da rodoviária. 



Descansamos e tentamos recuperar um pouco do sono da noite mal dormida no ônibus e perto da hora do almoço nós fomos dar uma volta para fazer o reconhecimento do local. 

Lugar muito bonito e organizado por sinal. A cidade é muito limpa e tem um agradável aroma de cedro principalmente nas áreas residenciais. As casas não possuem números em seus endereços, mas sim plaquinhas com nomes super originais.



No dia 05/09 (sábado) alugamos bicicletas e fizemos um belíssimo passeio ao redor de Punta, foi muito lindo. O clima estava maravilhoso e pudemos conhecer muita coisa linda, passamos por grande parte do percurso da corrida, depois fomos ao luxuoso Hotel e Cassino Conrad fazer a retirada dos kits.




Eu estava muito ansiosa e aflita, pois eu não havia feito nenhum treino mais intenso ou específico para essa maratona. 

Pra ser bem sincera, meu "treino" foi mais especificamente me "poupar" de fazer treinos longos e frequentes justamente para evitar possíveis lesões antes da prova. Já tinha corrido distancia longas em treinos, meu máximo foi de 32,8 km em comemoração ao meu aniversário no ano passado. 


Depois disso meus longos se resumiram em participações em competições de corrida em montanha e meia maratonas mesmo... Eu tinha em mente que seria um dia em que eu poderia correr sem me preocupar com hora pra chegar. Apenas queria completar dentro do prazo da prova que se não me engano era de 6 horas.


Mas tinha também outra referência de tempo, queria chegar perto de 4 horas e 20 minutos que foi o tempo que a primeira mulher maratonista  concluiu sua maratona.

Kathrine Switzer - Primeira Mulher Maratonista da história! Inspiração
No fundo eu estava realmente com medo do que poderia acontecer nessa corrida. Perder a largada, me machucar, cair, desmaiar, etc...


Meu nego que ia estrear na meia maratona tava todo tranquilão, relaxado de boas, e eu surtada como sempre...




Larguei bem atrás do pelotão para não correr o risco de ser atropelada pelos mais rápidos. O clima estava muito agradável, a temperatura pela manhã na hora da largada era de 6 /10 ºC. Ao longo da manhã o sol foi aquecendo e dando uma sensação de conforto durante o percurso.


Encaixei um ritmo tranquilo e fui indo apreciando a paisagem, olhando o nome das residências, a população acompanhava tomando mate e  mandava palavras de motivação e apoio aos atletas. O clima era de muito alto astral e energia positiva.

Quase na metade...
Quando cheguei na metade do percurso, me sentia muito bem e ainda consegui manter certo ritmo por mais alguns bons quilômetros.  



Mas quando bateu nos 35 km o bicho começou a pegar!! Os músculos já apresentavam alguns sinais de fadiga e cada km percorrido passou a ser comemorado com um misto de dor e desespero.


Eu corri com Strava, deu pra marcar o percurso direitinho, mas durante a corrida eu não mexi nenhuma vez, apenas para tirar uma foto!



Quando faltava 5 km eu senti que "quebrei" ou seja, andei mais do que corri, ainda assim consegui completar a prova em 4 horas 29 minutos e 12 segundos!! 


Fiquei muito feliz!!Acredito que ainda dá pra ir mais longe!! Ainda mais que tive a ousadia de estrear tênis e top nessa competição, o que poderia causar algum desconforto, mas felizmente foi tudo perfeito!! Nenhuma bolha ou ferimento nos pés, nenhuma assadura... só um pouco entre as gordurinhas dos joelhos e um pouco na virilha por conta do elástico da calcinha, mas nada grave! Foi tudo dentro dos conformes.



O percurso estava muito bem sinalizado, hidratação foi bem distribuída, inclusive com frutas em alguns pontos. Eu aproveitei todos os pontos de hidratação, usei dois caborgel, um antes da largada e outro um pouco depois da metade do percurso!!  Não tive câimbras,  que era um dos meus medos.

Por pouco que não peguei pódio!! Troféu era até o 3º lugar na categoria e eu fiquei em 4º lugar!! Foi emocionante... os troféus eram lindos, pena que não ganhei um.



Mas ainda bem que pelo menos todos que completaram o percurso receberam uma bela medalha de recordação. Essa é ainda mais especial pra mim, já que representa a minha primeira maratona INTERNACIONAL!!



Simplesmente amei participar dessa maratona!! O passeio por Punta del este foi maravilhoso. Uruguai é lindo e encantador!! 


O bom é que deu pra aproveitar  bem o feriadão prolongado  e na minha cidade tinha mais um feriado para emendar em 08/09 (Padroeira da cidade).


Nossa viagem de volta foi mais desgastante pois na altura de Imbituba até mais ou menos Itajaí o trânsito estava extremamente lento e a gente cada vez mais cansados, mas chegamos bem sem maiores contratempos!


Foi uma jornada e tanto!! Poucos recursos mas muita vontade de fazer acontecer. Foco e disposição para enfrentar muitos medos! Mas o prazer de conseguir chegar lá e superar seus limites não tem preço!!

“Em uma maratona, se vc esta se sentindo mal no quilometro 15 vc esta com problemas, se vc se sentir mal no quilometro 35 vc é normal, agora, se vc não estiver se sentindo mal no quilometro 42, vc não é normal.” – (Rob de Castella)

"O único limite que temos é aquele que nós nos damos." (autor anônimo)

Um comentário:

Manéca disse...

Já participei de 2 meia maratona, fiz vários treinos de 21Km, mas não consegui adquirir coragem para enfrentar o sonho de 1 Maratona...
Parabéns para você e seu fiel companheiro pelo objetivo cumprido.

"Atitudes são eternas e influenciam a humanidade"!!!