terça-feira, 22 de março de 2016

Corrida das Águas - 20/03/2016

Hoje é o dia mundial da Água, onde teoricamente deveríamos nos conscientizar e evitar o desperdício desse bem tão precioso e cada vez mais escasso no nosso planeta!

Diante disso, a concessionária "Águas de São Francisco do Sul" organizou uma corrida comemorativa em alusão a esse dia  que foi realizada no domingo (20/03/2016). A inscrição era gratuita. o que me animou bastante para participar e ao mesmo tempo me deixou desconfiada com relação a qualidade do evento oferecido por conhecer bem como as coisas funcionam aqui na minha cidadezinha quando se trata de corrida de rua... 

Sefieeeeeee da largada!!!
A largada foi dada pontualmente as 9 horas como estava na programação. Os atletas inscritos receberam um belo kit com bolsa ecológica, garrafinha e camiseta.


O número de peito serviu só pra enfeite mesmo kkkkkk mas o kite achei show!!

O percurso era de apenas 4,2 km todo em asfalto e sem subidas, uma beleza!!  Na metade do percurso havia um ponto de hidratação onde quero deixar aqui uma crítica construtiva: Sendo uma corrida comemorativa em alusão ao dia mundial da água onde deveríamos nos conscientizar para os cuidados com a água, acabou que vimos muito desperdício nesse ponto, já que eram oferecidas aos atletas garrafas de 500 ml de água, muitos tomavam apenas pequenos goles e descartavam as garrafas praticamente cheias, enquanto muitos atletas que chegaram depois não tiveram água pra tomar. Acredito que deveriam ter planejado melhor a distribuição de água no evento principalmente nesse trecho, onde seria mais adequado oferecer a água em copinhos descartáveis. Acho que um evento como esse deveria se mostrar mais preparado para tratar da conscientização e tratar a água de maneira mais racional e não aquela insanidade de desperdício que acabou acontecendo.

O clima estava nublado mas muito abafado, eu não quis beber água porque não queria desperdiçar mais água e como o percurso era curto dava pra aguentar até o final. Corri melhor do que eu esperava, considerando que eu amanheci muito indisposta e extremamente mal humorada naquele dia sem a menor vontade de correr. Consegui encaixar um ritmo confortável e manter até o final onde ainda consegui dar um pique  para o sprint final! Minha filha estava esperando na chegada e me falou que fui a terceira mulher a chegar, fiquei bem feliz pois imaginei que fosse rolar um pódio pra fechar com chave de ouro, mas infelizmente não teve pódio pra ninguém, nem cronometragem, o que me deixou bem decepcionada. Não só a mim, teve mais gente que ficou chateada por não saber o seu próprio tempo na corrida. Teve gente que estreou nessa prova e estava super animado para ver o resultado e fazer o comparativo com os outros atletas, até para ter um parâmetro para que possa acompanhar a evolução com relação aos treinos e próximas competições. Eu corri com o meu celular marcando o percurso e o tempo pelo Strava, assim consegui registrar meu tempo por conta própria como faço nos meus treinos...


Todos que completaram o percurso receberam uma medalhinha de participação (daquelas bem simples sem data e distância do percurso, apenas com um adesivo colado que se molhasse já estragava ).

Havia água, frutas (maçã, banana, pera e melancia) na chegada e o pessoal do staff  eram super educados e atenciosos. Tanto na entrega dos kits, na distribuição das frutas, eram sempre cordiais e gentis.

Depois teve corrida de 100 metros para as crianças que achei o máximo. Adoro ver os pequeninos correr, fico muito emocionada. As crianças foram divididas em pequenos grupinhos de acordo com o gênero e a idade. Coisa mais fofa do mundo!! Infelizmente a minha filha não quis participar de jeito nenhum, mas a amiguinha dela a Ana Clara apesar de estar tímida topou a participar e se saiu muito bem!! Foi a campeã do seu grupo!! Fiquei bem feliz !!!
Ana Clara nossa campeã da corridinha infantil!!

Resolvi listar os pontos positivos e negativos da prova:  

        + Positivos +
J Inscrição Grátis;
J   Percurso curto e plano;   
J Kit de qualidade;
J Corrida Infantil; 
J Pontualidade; 
J Frutas & Água; 
J Staffs e sinalização do percurso; 


    - Negativos -
L Desperdício e consequentemente a falta de água no ponto de hidratação para alguns atletas;  
L    Sem cronometragem;
L Sem pódio;

No geral o evento foi muito bom onde posso considerar que mereceu  nota 9,0 !


Tudo bem que esse foi o primeiro evento que organizaram e que existe a promessa de que os próximos serão melhores e mais organizados, acredito nisso. A partir do momento que eu me disponho a me inscrever para participar de uma corrida, sinceramente eu espero correr pra competir, mesmo que seja para "perder, mas é na competição onde procuro dar o meu melhor e superar meus limites. Fiquei frustada ao ser informada que não haveria sequer uma listagem com a colocação dos participantes, mas não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece em corridas aqui em São Chico e até meio que já esperava por isso já que no regulamento não mencionava nada a respeito e também por ser uma corrida grátis  e com tantas coisas boas eu nem deveria estar reclamando... Mas reclamar  faz parte já do meu estilo de vida!! Minha alma é problematizadora e espero que não me levem a mal por isso, sei que todo mundo gosta mais de receber elogios do que críticas, mas as críticas são necessárias para a evolução e melhoria das coisas nesse mundo!!  


De qualquer maneira o evento foi muito bom e trouxe muitos atletas das cidades vizinhas, todos, inclusive as crianças puderam praticar atividade física e desfrutar de um dia especial entre amigos e com muita qualidade. Que tenhamos mais eventos como esses e que a administração pública e empresas privadas se dediquem em patrocinar tais eventos para que mais pessoas se sintam motivadas a buscar qualidade de vida através do esporte! Todos mundo sai ganhando! Na corrida só perde mesmo quem não participa!






2 comentários:

Ludmila disse...

Oi Pri! Achei seu blog enquanto procurava desesperadamente por informações e depoimentos sobre fratura por stress. Há 4 dias recebi meu famigerado diagnóstico, igual ao seu, fratura por stress do colo femoral direito. Lendo seus relatos me identifiquei não só com a lesão, mas com a personalidade também rsrs. Sou inconformada e combativa como você, e tenho no esporte minha válvula de escape, é a melhor terapia pra mim (faço a tradicional também rs). Então você, como ninguém, sabe como estou me sentindo. Chorei no dia, chorei hoje...enfim, estou indignada. Comigo mesma, com meu corpo, com minha saúde, com o resto do mundo!!! Fiquei frustrada com a lacuna entre suas postagens... final de 2013, onde você estava começando a se recuperar, depois você só voltou a postar em setembro de 2014! Você ficou todo esse tempo parada???? Por favor, me conte detalhadamente como foi sua recuperação!!!

Luz ou Sombra disse...

Seu blog me inspirou...até criei um pra mim! Rsrs
http://entaoeucorrodemais.blogspot.com.br/