quarta-feira, 9 de maio de 2018

Circuito Renault de Triathlon Olimpico 2018 - Etapa OUTONO - prova DUATHLON (corre 7,5 km e pedala 20km) - 06/05/2018

Nossa, não sei nem por onde começar a descrever essa aventura. Acho que foi quando vi uma publicação  referente ao Duathlon na página do Triativa Eventos.  Como nunca havia experimentado uma prova nesse formato, resolvi arriscar ainda mais quando vi que as distâncias da prova eram "acessíveis" ao meu atual nível técnico. Estava há tempos querendo participar de uma prova onde eu pudesse pedalar, tinha também as provas de triathlon mas dessa vez não estava muito afim de nadar.
Então com apenas uma semana de antecedência para o evento eu loucamente me inscrevi, sem nenhum treino específico como sempre, fui na "raça", só com a cara e a coragem!
Olha, é um empenho. Se encarnar em participar de uma coisa dessas é realmente uma loucura! Saímos no sábado de São Chico com destino a Caiobá-PR. A viagem transcorreu tranquilamente, com o carro  (um ford k.a. 98) socado com bicicleta, carrinho de bebê, mochila, travesseiros, um bebê, uma pré-adolescente, eu e meu parceiro. 


Chegamos bem e nos instalamos num quarto reservado no Camping Litoral, o mesmo camping que estivemos em anos anteriores quando participei dos triathlons em 2014.
Dando uma voltinha após o congresso técnico
Ás 18:30 rolou o congresso técnico seguido da retirada dos kits. Depois disso me bateu uma bad pré prova, uma espécie de arrependimento devido ao cansaço e o medo também em enfrentar um desafio desses nesse estado que estou. Mas como não podia mais voltar a atrás, segui adiante. Fizemos um lanche e depois nos preparamos pra descansar. 

Organizando toda a parafernália na noite anterior.

A largada estava programada para as 7h20m no domingo. Acordei as 6 horas e comecei a me arrumar, enquanto o Darian preparava a bike no carro e as crianças continuavam a dormir! Pouco antes das 7 fomos dar a entrada na transição da bike e em seguida aguardar a largada que ocorreu com 10 minutos de atraso. Depois que eu larguei o  Darian voltou pra buscar a guriada que continuavam a dormir.

A largada - Primeiro percurso 5 km de corrida
Na largada dos primeiros 5 km de corrida, já visualizei a única concorrente da minha categoria e logo vi que eu ficaria com o segundo lugar pois a mesma conseguiu uma boa distância de vantagem logo no início. Sem mencionar que ela estava em plena forma física, bem ao contrário de mim...
Fiz bem tranquila no meu ritmo sem me afobar, encontrei um ritmo bom onde me sentia confortável e me mantive assim até o final. Senti que meu tênis começava a fazer um calo no lado do meu pé e fiquei um pouco preocupada com isso.  

Segundo percurso. Pedalada de 20 km
Consegui registrar no strava as atividades: Os Primeiros 5 km completei em 27 minutos e no meu gps registrou 5,3 km de distância, em seguida fui pedalar e aí foi só alegria, o momento mais gostoso da prova, pois foi onde eu pude "descansar" e desfrutar do percurso de 20 km, no strava registrou  22,5 km que eu completei em 42m43s e pra fechar a prova a última corrida de 2,5 km que na verdade deu 2,7 km que eu fiz em 15m 17s, a essa altura o meu calo apertou bastante mas mesmo assim não parei porque queria acabar logo e eu vi que estava com um tempo ótimo e ia terminar bem abaixo do meu tempo previsto!
                         
                             Chegando toda faceira na transição indo pra última prova de corrida de 2,5 km
Na noite anterior eu perguntei pro meu marido e minha filha  em quanto tempo eles achavam que eu ia fazer essa prova. Passei alguns números referente as estimativas em comparação as provas que já fiz anteriormente e esses foram os palpites:

Sophia: 2h 10m ( um palpite aceitável...)
Darian: 2 h 35m (esse sempre me subestimando kkkk)
Eu: 1 h 59 m (meu objetivo era completar em menos de 2 horas)
Eu chegando toda gloriosa, fotografa pela minha Sophia
Então para minha alegria e superação eu completei a prova em 1 h 37 minutos
Até que não foi nada mal.
Após a chegada recebi minha linda medalha de participação e em seguida fui sedenta atrás da hidratação e das frutas que ficavam na praia mansa ali pertinho onde estava rolando as provas de natação(triathlon, aquatlon e travessia). Havia à disposição dos atletas, água, isotônico, banana, tangerina e maçã. 

Sophia, eu, Darian e o Dante com o cone na cabeça, aprontando pra variar.
Meus amores, minha equipe de apoio!
A premiação estava programada para as 11 horas. Como havia tempo de sobra, revolvemos voltar para "casa" para tomar um banho e ajeitar as coisas no carro e então voltamos para a praia Mansa onde seria realizada a cerimonia de premiação. Então para a minha alegria, fui chamada para ocupar o segundo lugar do pódio. 

As Tops do Duathlon com mountain bike.
A campeã Débora Schereder (tempo 1h22m31s) e eu com o segundo lugar (tempo 1h 37m 41 s)
Meus tempos oficiais registrado pelo chip da prova:

5 km - 28 m 32s
20 km - 52m10s
2,5 km - 16m 59 s

Minha intenção é participar de todas as etapas desse circuito de provas e assim tentar melhorar a partir do resultado dessa primeira etapa. Espero que nas próximas etapas tenha maior participação feminina, a maioria participa na categoria "speed" que é com aquelas bicicletas mais rápidas, nessa etapa só nós duas estávamos na categoria "mountain bike", por isso foi "fácil" conquistar esse segundo lugar no pódio.
Não que isso tire o brilho da minha conquista mas para algumas pessoas com certeza  já é motivo pra deboche, principalmente vindo de certas "falsianes" que sempre estão dispostas a diminuir e menosprezar  pequenas vitórias como essa! Não tenho culpa se não existe mais mulheres dispostas a enfrentar esse tipo de desafio, sendo assim eu saboreio essa conquista com muito orgulho e prazer! 
Se acha que é fácil, vem tentar! ;)
O clima começou a mudar e logo após receber a premiação partimos de volta pra casa! Agradeço de coração à todas as pessoas que estão sempre torcendo por mim e que comemoram junto todas essas conquistas! 
Um abraço e até a próxima!!!






Nenhum comentário: