quarta-feira, 4 de julho de 2012

TIPOS DE CORRIDA

Maratonistas a caminho de Atenas nos Jogos de 1896.
Ultimamente eu não tenho pensando em outro assunto, sempre pesquisando sobre treinos, competições e assim fui descobrindo como é amplo o cardápio de corridas, então resolvi fazer um pequeno apanhado geral sobre o que aprendi  e espero que possa ajudar a esclarecer algumas das dúvidas daqueles que possuem algum interesse sobre esse assunto.

CORRIDA RÚSTICA
Conhecido internacionalmente, Pauê tem apenas 23 anos e no dia 8 de junho de 2000, foi atropelado por um trem em São Vicente, perdendo as duas pernas. Depois de lutar pela sobrevivência, ele mostrou superação e hoje vive do esporte. Fonte: Rudy Project
A corrida rústica aquela que praticada na rua, a famosa "corrida de rua". Pode no asfalto ou em ruas rústicas de chão batido, trilhas, com alguns morros, mas com a maior parte do percurso plano. Não precisa ser atleta profissional e nem estar em forma para poder participar, basta ter vontade e disposição Geralmente são 5 ou 10 km, mas pode variar de 3 até 20 km dependendo da competição.

MEIA MARATONA


A pessoa que já se sente experiente em corridas rústicas passa a se interessar em desafios cada vez maiores. A meia maratona é aquele primeiro "maior" desafio que o corredor resolve encarar quando se sente seguro suficiente para enfrentar 21 km de corrida. Eu estou louca para participar da minha primeira meia maratona, com certeza esse ano vou competir nessa na próxima oportunidade!!

MARATONA
Nessa foto histórica vemos a primeira mulher a desafiar a proibição de forma oficial. Kathrine Switzer se inscreveu na maratona de Boston incluindo apenas a Letra K e seu sobrenome Switzer. Recebeu o numero 261 . Origem da Foto AQUI
Essa ainda está um pouco distante dos meus planos, mas se rolasse uma oportunidade eu encarava tamém porque sou maluca e ia só pra ver no que ia dar. Para encarar esse desafio, o atleta deve percorrer uma distância de 42 195 m (42195 km). Algumas maratonas podem ser praticadas em revezamento, onde cada atleta da equipe percorre um trecho.

ULTRA MARATONA
Mônica Otero, a ultramaratonista encara os 250 quilômetros do deserto do Saara, sozinha e sem medo: “Aceitar desistir não está dentro de mim”. Fonte REVISTA TPM UOL
O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona. Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas. Essa eu considero a mais absurda e também a mais atrativa de todas. Algumas podem levar DIAS, SEMANAS E ATÉ MESES para completar. Além da longa distância, ela também pode incluir no pacote do desafio, condições climáticas nada colaborativas com o atleta. Desertos, lugares extremamentes frios (neve, geleiras). Nesse tipo de prova, não é qualquer pessoa que se mete a correr. Geralmente os atletas selecionados são "convidados" ou "indicados" para correr.  Acredito que seja a mais cara também, pois  necessita-se além de muito preparo, acompanhamento médico especializado, nutrição e muito tempo e dinheiro para as despesas com inscrição, viagens, equipamentos (roupas, mochila, suplementos, etc).


IN DOOR
São aquelas corridas praticadas na esteira. Geralmente são treinos feitos em casa ou na academia. Mas também existe competições de corrida e até maratonas In Door. Confesso que fiquei bem curiosa para saber como funcionaria isso.

CORRIDA DE PISTA

São aquelas corridas praticadas em pistas específicas para o atletismo. Nessa categoria temos os seguintes tipos de provas: 

1. Corridas de velocidade ( 100, 200 e 400 mts)
2. Corridas de revezamento (2 ou mais atletas por equipe divem o percurso onde cada um corre determinado trecho)
3. Corridas de meia distância ( 800 e 1500 mts)
4, Corridas de fundo ( 3.000 c/obstáculo, 5.000 mts e maratona)

CORRIDA VERTICAL

Como o próprio nome sugere, a corrida vertical é aquela que envolve a subida!! O atleta corre em direção ao alto subindo grandes escadarias de prédios ou morros. Também deve ter uma dinâmica diferenciada nas competições...Com certeza seria muito legal poder participar de uma dessas também!!


Pois é pessoal, por enquanto acho que é tudo. Se você gostou ou não registre seu comentário. Quem tiver algo que acha ideal acrescentar, por favor, se manifeste!!

Abraço e bons treinos!!

 

2 comentários:

Luiz Souza disse...

Olá Pri.
É muito legal o seu post.
Até merece destaque e que muitas pessoas leiam. Pode até ser chatisse minha, mas chega a dor no ouvido quando ouçou alguém numa prova "Pô fiz aquela maratona de 5 km."

Parabéns pela dedicação em explicar certinho!

Corridas do Luizz

patricia disse...

Nossa Pri, teu blog ta top. Adoro ler sobre esportes, saude, e gente legal e consciente como voce. Parabens. Há, voce viu a receita que postei no meu blog http://patyaventuraesaude.blogspot.com.br/? é uma delicia e turbinada. Da muita energia e saude. Beijosssssss