Não sei nem por onde começar esse relato. Se foi quando estreei em caiobá, com a cara e a coragem ou na empreitada para pagar pela concretização de mais essa aventura.
O valor da inscrição e minha situação financeira não estavam compatíveis, então parti para o ataque e corri literalmente atrás do prejuízo. Conversei com alguns amigos, arrecadei alguns brindes bacanas e fiz uma rifa, em duas semanas consegui cobrir as despesas do valor da inscrição e ainda uma beirada para as despesas com o combustível. Mas ainda tinha muita coisa... hospedagem, alimentação, etc... Também passei a vender alguns lanches para meus colegas de trabalho. Que sempre se mostraram dispostos a colaborar para me ver nessas competições, todo mundo me ajudou seja comprando a rifa de um real ou comprando meus deliciosos lanchinhos. Sou grata a muita gente mesmo, é incrível que mesmo sem a intenção, essas minhas jornadas acabam servindo de inspiração para muita gente. Com tanta motivação, cada obstáculo parece pequeno diante da sensação de gratidão no final de tudo.
| Brindes sorteados na minha rifa de 1 real |
| A encomenda mais esperada!! |
Já me bateu aquela injuriação... Mas no sábado, passei cedo lá nos correios, os carteiros estavam fazendo a triagem das correspondências e então perguntei se não tinha nada lá pra mim, e eis que lá estava, a minha primeira roupa de borracha. Explodi de alegria, cheguei em casa toda faceira, experimentei a roupa, ficou perfeita. Minha ansiedade era ter que estrear na competição, mas minha alegria era maior do que qualquer tipo de medo.
| Me sentindo fantástica *_* |
Saímos de São Chico por volta das 14 hs, a viagem foi tranquila, levamos um tempo pra se localizar e encontrar a pousada, mas encontramos. De lá fomos a pé para o local da retirada do kit e reunião técnica, minha filha de lá foi para a casa da amiguinha que estava em balneário com a família.
| Kit da prova |
Assim participei da reunião, esclareci algumas dúvidas, fiquei maluca querendo comprar tudo que via na feira que estava rolando no local, comprei uma manteiga de amendoim para ajudar o atleta RODRIGO TAVARES para participar de um mundial, depois fomos jantar e em seguida "descansar".
| Sol nascendo em Balneário Camboriú |
Infelizmente não consegui conjugar o verbo "dormir" em nenhum tempo... Não sei se era ansiedade ou pelo lugar diferente, só sei que o despertador tocou e eu ainda estava acordada, isso é horrível. Aí fizemos o chek out do hostel (sem café da manhã por conta do horário restrito) e partimos para o local da largada. Vesti minha linda roupa nova e fui fazer um "aquecimento" sem vergonha, só pra sentir a roupa e adorei a sensação. Me sentia segura e especial kkkkk Ótima mesmo.
As 8hs pontualmente foi dada a largada. Tinha muitos atletas e eu que não sou besta nem nada, fiquei na retaguarda para não ser atropelada pelos mais insanos. De cara já tomei um baita gole de água e quase me vomitei. Mas aquilo não me abalou, tossi, fiz ânsia mas continuei pois estava realmente me achando com minha roupa de borracha. O mar estava maravilhoso, lisinho, um dia muito lindo. Na tarde de sábado a maré estava feia toda mexida, ainda bem que mudou e tudo ficou melhor e mais fácil.
![]() |
| 750 m de natação -Tempo:19m 23s |
Essa foi certamente a prova onde eu nadei com mais conforto e segurança, não abri longe das boias, nadei certinho na direção correta para não perder tempo e braçadas, achei até que fui rápida com relação as provas anteriores. Saí da água me sentindo bem, já fui tirando a roupa enquanto corria, chegando na transição, tirei a touca e os óculos, coloquei o capacete, calcei o tênis e parti para os 20 km de bicicleta.
![]() |
| 20 km de bicicleta - Tempo: 58m55s |
Tinha uma baita subida no percurso, infelizmente não consegui subir até o final pedalando, frustada me vi obrigada a descer e empurrar a bicicleta, logo tinha uma descida animal, eu muito cagona desci freando até porque não conhecia o percurso, então a primeira volta fiz com muita prudência, depois de mais uma subida e mais outra descida já completei a primeira volta e fui fechar a segunda, onde tentei pedalar mais forte e aproveitar mais as descidas. Nesse percurso tentei identificar minhas concorrentes de Mountain Bike, mas só encontrei uma que me ultrapassou. Tentei focar em mim e tentar apertar as pedaladas. Finalmente fechei os 20 km, fui pra transição, tirei o capacete, coloquei o boné e o número de peito e lá fui eu para as 3 voltas para completar 5 km de corrida. Nessa parte tentei encontrar minhas concorrentes, mas notei que os números de peito em azul eram para outras categorias além de MTB (Revezamento e Para), de qualquer forma, pelos meus "cálculos", eu estimava que estava com a terceira colocação. Não queria criar muita expectativa para não acabar frustada. Consegui correr o percurso inteiro sem parar, num ritmo razoável para meus padrões. Finalmente concluí a prova, o tempo ainda não estava dentro do que eu estimava mas com certeza foi melhor do que nas outras provas de Triatlo que participei.
![]() |
| 5 km de corrida - Tempo 27 m 18 s |
Na chegada tinha frutas, água e isotônico, medalha bem linda. Assim que terminei a prova, logo ouvi anunciarem os nomes do pódio da categoria feminina MTB. Fiquei radiante ao ouvir que conquistei a 3ª colocação. Vibrei de alegria e aguardei super feliz a premiação. Antes da cerimônia de premiação começar foi solicitado para que os atletas retirassem suas bicicletas para que pudessem liberar o trânsito.
Iniciaram a premiação, e logo me chamaram ao pódio. Fiquei radiante de tanta felicidade. Foi meu 4º triatlo, mas pela primeira vez que subi ao pódio apesar de ter completado a prova com um tempo relativamente alto. Acredito que por conta das duras subidas é que acabou prejudicando no tempo da pedalada.
![]() |
| 3ª Lugar na Categoria MTB - 1 h 44 min 47 seg |
Tá certo que das 4 atletas inscritas nessa categoria, só 3 completaram o percurso (e eu com meu terceiro e último lugar), mas mesmo assim tá valendo, pelo menos eu estava lá e fechei o pódio. Fica a dica aí pra mulherada criar coragem e participar mais dessas competições. A participação feminina ainda é muito pequena com relação a masculina.
Na categoria MTB masculina 25 atletas completaram a prova, enquanto na categoria MTB Feminina, apenas 3 mulheres encararam esse desafio. Em 2014 havia apenas 1 mulher inscrita. Por isso que eu valorizo muito essa conquista, muitos podem julgar como fácil ganhar pódio dessa forma, mas não é nada fácil mesmo chegar até lá. São sacrifícios no dia a dia, treinos, contas, trabalho, casa, família... conciliar tudo isso e ainda inventar de competir no final de semana exige muito ainda mais para mulher. Muitas ainda não tem o apoio dos maridos/parceiros/família o que acaba refletindo nesses números nas provas.
Agradeço a todos que me ajudaram a chegar até lá. Todo carinho que recebo é o combustível que me dá energia e vigor para encarar esses desafios. OBRIGADA!!
E hoje 28/07 em especial quero agradecer ao meu amor, que sempre me acompanha nessas loucuras, me incentiva metendo pressão pra eu ir mais rápido e fica agoniado torcendo por mim! Feliz aniversário meu amor. Te amo Darian♥ Parabéns pelo 1º ano de saturno ou 29º ano terrestre :D









