Olá "diário", quanto tempo? rsrs
Hoje finalmente liguei o note e resolvi escrever um pouquinho a respeito do "Agosto Dourado", onde é destacada a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e após a introdução alimentar até no mínimo 2 anos de vida do bebê. Portanto pedimos atenção a sociedade em geral para que incentive, apoie e principalmente "RESPEITE" as necessidades e particularidades de cada mãe e bebê.
![]() |
Meu Dante lindo mamando |
Tive a oportunidade de participar de dois atos de "Mamaço", que nada mais é do que um encontro de mães e gestantes, interessadas nos benefícios e vantagens do aleitamento materno.
O primeiro na manhã do dia 05 de agosto, em Joinville, no "parque das águas", aconteceu o 4º Mamaço. Tinham toalhas e cangas dispostas no gramado para que as mamães e os bebês pudessem sentar para amamentar e descansar. Tinha disponíveis frutas (maçã e banana) e água para quem quisesse!
Teve oficina de sling, onde mostraram como a gente pode fazer um sling para carregar o bebê utilizando camisetas velhas! Achei bem útil aprender fazer um sling com apenas 3 camisetas velhas!!
Também teve uma apresentação de dança com sling, onde no final todas as mamães que estivessem com sling poderiam entrar na dança!
![]() |
Sling dance |
O outro evento foi o !º Mamaço de São Francisco do Sul, que aconteceu no estacionamento do Supermercado Barão.
Foi um pequeno encontro com mamães e profissionais da saúde com esclarecimento de dúvidas e troca de experiências sobre a amamentação! Tinha tangerina, maçã, banana e água, uma tenda com cadeiras e todas as participantes presentes foram presenteadas com lindos colares de amamentação.
![]() |
1º Mamaço de São Francisco do Sul |
Todo mundo sabe de toda importância e benefícios da amamentação, mas não imaginam o quanto é difícil e complicado para muitas mães. Ainda existem tabus e mitos que assombram as mulheres através das gerações e por isso o mês de agosto parece que foi escolhido para tratar desse assunto maior dedicação.
O governo se quisesse apoiar de fato com a amamentação, deveria proporcionar as mães trabalhadoras o mínimo de 6 meses de licença maternidade para aquela que amamenta. Muitas tem sucesso até os 4 meses e depois se vê obrigada a voltar a trabalhar prejudicando todo esse momento na vida do bebê, onde acaba tendo de alimentar o bebê com fórmula e mamadeiras, resultando na grande maioria do desmame precoce. Nem todo familiar ou creche está disposta a ajudar o bebê a tomar o leite materno ou mesmo a fórmula no "copinho" e pra complicar, o horário de trabalho da mamãe também acaba não permitindo o deslocamento ocasional durante o intervalo para amamentar seu bebezinho. No final das contas muitas convivem com a "culpa" que não é dela e sim de toda uma pressão social e condição de trabalho que não favorece na prática com toda essa linda campanha do "Agosto Dourado".
As empresas deveriam oferecer creches e berçários perto do local de trabalho das mães para que elas pudessem amamentar sempre que possível pelo menos durante o 1º ano da vida do bebê. A mãe trabalharia muito mais feliz, segura e confiante, favorecendo até mesmo o patrão com menos "faltas" e "atestados", já que a mulher se sentirá muito mais tranquila em poder acompanhar e ficar perto de seu bebê enquanto trabalha.
Minhas experiências com a amamentação nunca foram fáceis, com a Sophia eu sofri muito com dores e outras intercorrências que resultaram no desmame precoce. Com o Dante as coisas também foram doloridas mas tudo foi superado com muito mais "facilidade". Estamos indo rumo ao primeiro aninho de muita teta e sem o uso de mamadeiras!! Ele está com 9 meses, come praticamente de tudo e junto com o leite materno! Pretendo amamentar até os 2 anos ou sabe lá até quando a gente curtir ;)