quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reciclagem e Coleta Seletiva

Saudações Terráqueos!



Faz algum tempo que tenho vontade de explicar aqui a importância e a simplicidade da ATITUDE de separar o lixo para o destino correto.

Muita gente,  tipo aproximadamente 95% da população MUNDIAL não separa o lixo mesmo tendo disponível a coleta seletiva. As desculpas são as mais egoístas, mesquinhas e fúteis possíveis: "Não tenho tempo", "tenho preguiça", "acho que não vale a pena", "não faz diferença", "não é minha responsabilidade", etc etc etc...

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter em casa, lixeiras coloridas para a separação de plástico, vidro, papél, metal e orgânico. Se você deseja colaborar com a qualidade de vida e a sustentabilidade do seu planeta, basta apenas ter dois recepientes onde em um você coloca apenas os materiais que são recicláveis como: embalagens plásticas (limpas e secas), papel, papelão, latas, vidros (conservas), etc; e em outro lugar você coloca o lixo comum: papel de guardanapos usados, plasticos úmidos contaminados, restos de comida, etc.
95% da população mundial agem dessa maneira...

Nas cooperativas pras onde vão nosso lixo reciclável, eles separam cada material numa triagem, cada tipo de plastico, garrafas, vidros, potes, metal... de acordo com o tipo e assim segue seu destino onde vão ser processados para dar origem a outros produtos.

Eu apenas uso sacolas plásticas. A coleta seletiva passa na minha rua 1 vez por semana (nas terças perto do meio dia), então eu vou juntando os recicláveis em sacos e deixo na minha lavanderia sem problema algum pois lavo as embalagens de alimentos (caixas de leite, latas de extrato de tomate, potes de iogurte, margarina, etc) e assim não atrai moscas e outros insetos.
Muito simples!! Você consegue!!

Em outra sacola eu coloco o restante de lixo que vai para a coleta de lixo COMUM junto com o lixo do banheiro (papel higiênico, cotonete, etc). Restos de comida dou pros meus animais e cascas de verduras, frutas e legumes se tornam adubo para minha pequena horta.

Fico agoniada quando visito alguém e observo no lixo do banheiro caixa de pasta de dente, embalagem de xampú, etc. Ou vejo no lixo da cozinha casca de frutas com material reciclável... Fico triste e as vezes chego a perder minha fé na humanidade. 


Click to get cool Animations for your MySpace profile
Pra mim se tornou automático, não consigo agir de outra forma. Não custa nada, não me faz perder tempo e acredito sim que pequenas atitudes como essa fazem MUITA DIFERENÇA sim!
Mas se você prefere deixar uma montanha de lixo como herança para nossas crianças continue avacalhando com tudo..

Todo mundo gosta de curtir a natureza, mas poucas pessoas realmente estão dispostas a melhorar  as coisas. Vamos deixar de estupidez e colaborar, as futuras gerações têm o direito de usufrir dos recursos naturais tanto quanto nós e nossos antepassados, está na hora de agir con CONSCIÊNCIA e largar mão da alienação imposta nessa metalidade limitada a acreditar que não existe solução para os grandes problemas.



 Com essa mudança de comportamento aumentamos a vida útil dos aterros sanitários, evitando a abertura de novas áreas para esse fim. Ou seja, evitamos o desperdício de espaço e energia, melhorando a qualidade de vida do planeta!!


"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco. "


2 comentários:

02superfeliz02 disse...

Otimo,Pri. Não sei porque, mas não esperava outra atitude de voce. Aqui na minha casa separo o lixo a anos. O organico eu enterro tudo. o papel higiênico vai para o vaso sanitario ( é muito mais higiênico). Os reciclaveis colocamos em caixas de papelão (porque nem no mercado pego as sacolas plasticas) trago minhas compras em caixas de papelão. Apenas absorventes, cotonetes e fio dental, bandeijas de isopor com sangue (rsrsrs eu como carne)é que o lixeiro leva. Tambem economizamos agua e energia eletrica. Se cada um fizer apenas a sua pequena parte, o mundo fica muito melhor. beijos

Pri disse...

Que legal!! parabéns pela atitude!! :)