quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Minha Fratura por Estresse do Colo do Fêmur...


Saudações queridos amigos, curiosos, desconhecidos e ocasionais leitores. É com uma sensação ainda estranha e bizarra que venho comunicar a todos o meu mais recente drama com a minha lesão.
Quando eu estava já me conformando em tratar uma possível "tendinite no glúteo médio esquerdo", iniciando inclusive a fisioterapia, minha mãe invocou em me levar em outro médico, o qual me pediu uma ressonância magnética (exame caríssimo que precisei fazer um empréstimo no banco pra pagar) no qual mostrou nitidamente que adquiri uma fratura por estresse no colo do fêmur. 


Isso eu conseguia sentir direitinho e também pude identificar a fratura na imagem do exame. A minha única preocupação era: "Quando  vou poder voltar a correr, doutor??" e ele me disse rindo que eu não deveria pensar em correr por enquanto, que vou precisar de no mínimo 6 meses parada pra tratar dessa lesão e que deveria usar 2 muletas para que em nenhuma hipótese eu devesse apoiar o peso na minha perna esquerda para que o osso possa se solidificar direito. Nesse momento eu comecei a chorar e só consegui parar 18 horas depois... Juro, cheguei a desidratar de tanta lágrima que derramei. 

Aí ele pediu pra fazer um exame pra ver o nível de vitamida D no organismo, receitou uns suplementos de vitamina D e mais um comprimido que tenho que tomar 1 x por mês (por 6 meses) que custa R$100,00 cada pílula. 

Enquanto eu me debulhava em lágrimas, o Dr. tirou foto do meu exame alegando que esse tipo de lesão era coisa rara e que ele iria mostrar isso em um congresso, juro que eu preferiria ter morrido naquele instante de tão injuriada que eu me senti.

Sei que pode parecer exagero esse meu drama, mas pra mim foi (está sendo) realmente muito difícil ter que aceitar essa condição, principalmente por eu ter que me privar de fazer algo que eu mais gosto e que me fazia tão bem. Correr me fazia me sentir que existia uma razão pra viver. Me sentia especial, bonita, forte cada vez que saia pra treinar ou competir e agora ter que aceitar que não posso mais fazer isso tá sendo muito difícil mesmo. Ainda não sei o que vai ser de mim e também não quero mais pensar no futuro e muito menos criar expectativas pra mais nada. 

Esse ano de 2013 foi o ano da frustração. Não vou dizer que não aconteceu nada de bom, só que tudo de bom que aconteceu não foi capaz de superar as merdas nem de longe. Infelizmente a minha roda gigante da vida  resolveu me deixar na parte de baixo, bem pra baixo e acho que deve ter estragado pois não quer mais subir.

O Dr. terror me falou que não posso andar, correr, pedalar, mas posso nadar. Ainda falou que depois de uns 3 ou 4 meses "talvez" ele possa me liberar para fazer musculação ahahahaha ODEIO MUSCULAÇÃO CARALHOOOOO,  e falou que eu posso nadar DESTESTOOOO. Nossa, porque ele não me matou  com  um tiro no coração de uma vez?? Com certeza iria doer menos e tudo se resolveria muito mais rápido.


Mas deixando um pouco a minha rabugentisse de lado... Vou ter que aceitar e fazer o que dá pra ser feito.

Apesar dos pesares eu tenho feito abdominais e trabalhado os braços enquanto minhas pernas atrofiam...

Apesar de eu ainda estar agindo de forma rebelde (hoje mesmo  fui trabalhar  pedalando de bike mesmo...), pretendo comprar a 2ª muleta para formar o par e tentar andar sem apoiar a perna estragada.

Vou procurar também algum plano de saúde já que pelo visto vou começar a frequentar muito mais o consultório médico do que qualquer outra coisa.

O jeito é viver um dia de cada vez, não vou e nem quero pensar no futuro. Não vou mais ficar fantasiando as próximas provas que eu poderia competir pois meu coração já tá machucado demais por ter que enfrentar toda essa limitação e tenho medo de ficar deprimida demais, cair nas drogas, foder com tudo de vez e nunca mais me recuperar...

Já que o Dr. coisa disse que eu posso nadar e o calor do verão tá chegando eu vou nadar mas é na praia pois eu detesto piscina. Na verdade eu peguei um trauma de quando eu fazia natação mesmo contrariada e um belo dia encontrei um baita catarrão boiando na minha raia. Nunca mais fui a mesma!! Sei que no mar também tem muita nojeira mas sei lá... dá a impressão que o sal do mar dissolve mais rápido com as tranqueiras haha.
Minha cara depois de 40 minutos de agonia nadando na enseada ...

Tenho o maior respeito pelo mar e morro de medo de nadar na parte onde não dá pé. Mas prefiro mil vezes me arriscar na correnteza da maré cheia de água-viva, xixi e outras coisas do que ficar nadando de uma borda a outra numa piscina cheia de catarro.

Então é isso pessoal... Até a próxima. Bjs :*

                                                       Feliz dia das "Bruxas" galera!!!







quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Parábola japonesa

Parábola japonesa

Tem um conto japonês milenar que é mais ou menos assim: 
Em uma planície, viviam um Urubu e um Pavão. 

Certo dia, o Pavão refletiu:
- Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de 
modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar. 

O Urubu, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore: 
- Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão. 
Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante ideia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: um cruzamento entre eles seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão.

Então cruzaram... e daí nasceu o Peru, que é feio pra cacete e não voa! 

Moral da história: 
Se a coisa tá ruim, não inventa !!!  
Gambiarra só dá merda !!!

domingo, 20 de outubro de 2013

1ª Corrida e Caminhada da APAE de São Francisco do Sul - 5.5 km e 2.1 km

Matheus, Belém, nossa estrela olimpica Adria, Eu e o Rafael.
Que dia felizzzzzzz!!!!!!! Estou muito feliz e satisfeita. Esse dia é histórico. Muitas coisas boas e legais aconteceram nesse dia.
Hoje fui a versão feminina de Jimmy Valmer - South Park...

Pra começar foi o tal horário de verão. Nossa corrida estava programada a largada para as 8 horas mas devido a alteração de hora ser no mesmo dia, resolvemos adiar em 30 minutos a largada...
Quaquer semelhança é uma puta de uma coincidência kkkkk
Meu intestino recebeu um "heabes corpus" que  me faz ganhar o dia hahaha. Foi só deixar de tomar a porcaria do "anti-inflamatório"...

Então eu feliz e faceira fui para o QG da APAE pra ajudar na corrida!! A idealizadora dessa corrida foi a Giovanna, a fonoaudióloga da APAE  e atleta de fisioculturismo, resolveu criar esse evento para ajudar a arrecadar donativos para a APAE e de quebra presentear a comunidade com essa oportunidade de se movimentar.


Equipe de voluntários com as doações arrecadadas com o evento.
Chegando lá já comecei a me localizar e procurar o que fazer, o que não foi difícil. As meninas já estavam organizando as inscrições e a escola contou com o apoio dos próprios funcionários e alunos. Assim logo que surgiam algumas necessidades, imediatamente era providenciado:  Guarda-volumes, banheiros, frutas, água, música, som...

E assim tudo foi "fluindo"... Tivemos sim alguns momentos de tensão, alguns probleminhas, mas tudo foi superado com sucesso.

Acabei ficando com a responsabilidade da cronometragem o que me deixou muito nervosa pois sou péssima com números e muito desorganizada. Mas consegui graças a ajuda de uma voluntária que emprestou o cronometro do celular dela e do Hariel que me ajudava a identificar os números de peito na chegada!!

Olha só que lindo....

Minha cronometragem...

Mas depois passei a limpo e organizei os resultados:





O evento contou com a participação de 35 caminhantes e 53 corredores. Um sucesso para os padrões de São Chico!!

Largada!!!
Teve troféus para os primeiros colocados e medalhas especiais para os vices e terceiros colocados. Também teve premiação para o aluno especial, o atleta mais idoso e o atleta mais jovem. Também foi realizado sorteio de vários brindes.

Pódio Geral Fem: Claudia 1º, Adria 2º e Lúcia 3º
Pódio Geral Masc: João 1º, Rui 2º e Everton 3º

Moises recebendo a premiação do aluno participante na corrida representando o  amigo Milton que participou da corrida ao lado do Sr. Belém, mas já tinha ido embora.
Thayla, a atleta mais jovem =)
Pódio para o atleta mais idoso: empate técnico. Sr. Otávio e Sr. Belém, receberam a homenagem.

Não corri, não ganhei podio, mas recebi o carinho de meu amigos que estão torcendo pela minha recuperação. Se sentindo emocionada =)


Aproveito o momento para agradecer todos os envolvidos na realização desse sonho. Principalmente a Giovanna e a Karina que se dedicaram de corpo e alma nessa missão e mostraram pra todos que quando a gente acredita e trabalha duro conseguimos alcançar com sucesso nossos objetivos. Obrigada meninas e me perdoem  pelos  ataques de desespero em  alguns momentos.

Giovanna e Karina


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

12 dias sem correr...



Ainda não comecei a fisioterapia, mas estou de "repouso" quase que absoluto. Mais repousada do que eu ando ultimamente só se for morta... aff

Essa semana foi um saco. Tudo me irrita, tudo me incomoda. Os efeitos colaterais dos remédios que me deixam com o intestino preso e minha urina estranha, os abdominais e apoio que inventei de fazer pra não me sentir tão "parada", minha cara inchada e minha barriga gorda, todo mundo perguntando o que foi que aconteceu querendo saber porque tô de "bengala"...

Dizem que esse tipo de lesão no quadril é bem chata e demorada de sarar mesmo... Então parabéns lesão!!! Você está sendo realmente muito chata e demorada!!!

Sei que enquanto eu estiver sentindo essa dor e esse desconforto, não vou poder nem pensar em correr. O jeito mesmo é me "adaptar" a essa nova condição. Dá-lhe crochê pra aliviar a mente!! Aff capaz de criar lesão na mão agora por conta do crochê, só que me falta, melhor nem dar ideia afff.



domingo, 13 de outubro de 2013

Final de semana: Festival Interno de Artes Marciais e Corrida na Natureza

Esse final de semana foi bem agitado. Apesar de eu estar sem poder competir por enquanto, não deixei de prestigiar os eventos esportivos que rolaram aqui na região.

No sábado, dia das crianças, levei minha karateca para participar do festival interno de artes marciais. Foi sua primeira participação em competição de karatê e ela curtiu bastante! Fiquei muito feliz em ver como ela está aproveitando e evoluindo nas aulas de karatê.

Sophia estreando na competição no tatame.

Depois fomos dar uma espiadinha na Travessia "Amigos da Saúde" onde pude ver minhas amigas chegando e cumprimentar os amigos que já tinham terminado o desafio de nadar ou remar 3800 m da nossa Baia da Babitonga com direito a uma correnteza de vazante para dar aquela dificuldade extra ao desafio.

Clarisse divando na chegada!!
No domingo, dia 13/10, aconteceu a Corrina na Natureza. Desejei muito mesmo participar e iria  me inscrever para correr se não estivesse lesionada. Meu cabeludo se inscreveu nos 10 km então ele foi, numa preguiça danada mas foi. Chegamos lá bem em cima da hora da largada, mas deu tudo certo e ele conseguiu largar a tempo!! Foi a primeira vez que fui para uma corrida sem participar. 

Galera de São Chico - Darian, Alexandre, Aíze, Eduardo!!


Mas até que não foi tão ruim, consegui curtir vendo os outros participar, "gozei com o pau dos outros", nesse caso foi com as pernas alheias mesmo.

Darian completando 10 km em 57m45s

Darian com Edson Bagio, da Fórmula Atlética. Esse pedalou 21 km, correu 10 km e pedalando na volta acabou sendo atropelado por um ônibus, sofreu várias escoriações e teve um osso do braço trincado, ai ai ai , melhoras amigo!!!

Outra coisa que rolou de muito legal nessa corrida foi uma corrida para as crianças em homenagem ao dia das crianças que foi no sábado. A criançada curtiu muito. Todos ganharam medalha de participação e os pais babaram muita coisa!!



Tirei muitas fotos. Confira mais fotos aqui. Tinha muitas pessoas de São Chico e alguns amigos de outras cidades também! Pra mim foi bom, mesmo não competindo pude conversar meus amigos e com o Wagner, representante comercial que me ofereceu um patrocínio muito legal, onde nas próximas competições, quando eu estiver livre dessa lesão, se eu ganhar pódio e divulgar a marca, vou ganhar uma peça de roupa da grife!! Muito chique, um  luxo. Me senti honrada por essa oportunidade e não vejo a hora de voltar correr!!

www.lisariedt.com - Beach Waer - Coisa fina!!!

Mas hoje me superei. Pois não foi nada fácil me segurar vendo toda aquela energia e sentindo todo aquele clima. Fui campeã na categoria "Les(ion)ada na Fissura".

Não resisti. Tive que dar uma subidinha nesse pódio!!
A corrida tava muito bem organizada. Tudo devidamente sinalizado, premiação com medalha, medalhão e troféu. Kit frutas e água na chegada. O pessoal achou o percurso bem desafiador por ser em estrada de chão com alguns morros, tudo bem no meio da natureza naquele visual privilegiado que tem em Pirabeirada/Joinville. Parabéns aos organizadores desse evento e a todos os atletas que participaram!!




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tendinite no Glúteo Médio

Querido diário, hoje vou te contar sobre o meu pior pesadelo nessa vida de atleta amadora: A lesão!A minha se chama "Tendinite no Glúteo Médio", mas a dor que sinto é entre o quadril e a coxa, no lado esquerdo. Era algo que eu sempre temi e ao mesmo tempo achava que seria fácil evitar.
Ai ai... Desde fevereiro passei a sentir um incomodo no quadril esquerdo que me fez andar manca  muitas vezes nessa merda de ano de 2013. Então quando eu completei exatamente 2 anos de corrida é que a minha vaca foi pro brejo e me senti  desesperada por achar que nunca mais pudesse andar direito novamente, muito menos correr, pois a dor havia passado dos limites. 

Não tenho plano de saúde e também não pude perder tempo tentando o SUS, pesquisei um médico e paguei particular pela consulta, exames e remédios prescritos. Foi um belo investimento que não estava previsto nos orçamentos...Mas pelo menos acredito que tudo tenha dado certo, ontem levei meus exames e ele estimou que dentro de 4-6 semanas eu posso estar pronta novamente para correr. Desde que eu siga o tratamento previsto que inclui 20 sessões de fisioterapia. Acho que pode ser o momento ideal para experimentar o tal do Pilates.

Fico muito grata em perceber nesse momento difícil quantos amigos se preocupam e mandam boas energias. Muito confortante sentir essa segurança através de todo esse carinho.
Realmente não é exagero dizer que o atleta fica de luto quando sofre uma lesão que o impede de fazer de treinar e competir. Pra mim correr é algo tão necessário quanto comer, respirar, escovar os dentes... É como se fosse a pedra de crack do "nóia", o nóia ainda dá o jeito de fumar sua pedra, mas eu mesmo querendo não consigo correr. Que agonia!! Passei por todas as fases do luto nessa semana. Chorei litros e ainda choro, sentir muita raiva e ainda sinto mas já consegui chegar na ultima fase que é a "aceitação". Na verdade você só chega nessa fase porque é obrigado, não existe outra escolha.


Agora o jeito é curtir essa minha fase "Dr. House". O sarcasmo característico dele seu sempre tive, agora completei o perfil com a minha muleta rosa e meus "analgésicos" para aliviar a dor...
Depois que a crise de raiva e choro passa, eu fico refletindo que não poderia me queixar tanto, que existem pessoas em situações bem piores e mais tristes, até mesmo irreversíveis... Que ainda tenho de melhorar, então tento me acalmar. Mas o triste é ficar nessa fissura, se enrolando com crochê e inventando receitas, quando na verdade queria correr muitos km e suar bastante!! Espero que eu não enlouqueça aqui enquanto me "trato". Também não quero engordar ainda mais... Ai que desespero!! #Socorro


Só fui liberada para retornar ao trabalho na quinta-feira o que me deixa mais agoniada ainda. Mas se tem que ser assim agora, assim será!



Comprei uma muleta "canadense" que me ajudou a me sentir melhor (ou menos pior), pois me dá mais segurança na hora da pisada, pois sinto muita dor mesmo com um passo leve se eu apoiar o meu peso (muito peso!!!) em cima dela. Então ela me ajuda a me apoiar e não ficar tão manca e renga. O passo continua dolorido, mas com mais postura e equilíbrio. Estou me adaptando...E vou fazer tudo certinho para não precisar usar ela o quanto antes for possível.




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Receitas: Bolo da Cenoura e Bolo de Maçã

Querido diário... Como já sabe estou de molho, não posso correr, andar, patinar, escalar o everest... Mas posso ficar na internet, escrever, fazer crochê. E é isso que vou fazer enquanto recupero da minha lesão no tendão do glúteo médio.

Hoje resolvi publicar duas receitas de bolos que considero fáceis de fazer além de muito saborosos e saudáveis (se escolher os ingredientes com sabedoria...). Fica aqui duas dicas para acompanhar o café da manhã ou lanche da tarde. ;)

A primeira é o meu "Bolo de Cenoura". Foi o primeiro bolo que aprendi a fazer com a internet. Mas todas as receitas que copio da internet sempre dou uma pequena modificada, dando aquele famoso "toque pessoal"


  •  Ligue o forno para pré-aquecer enquanto prepara a massa.
  •  Misture no liquidificador os seguintes ingredientes: 3 ovos, 1 xícara de óleo e 2 cenouras pequenas.
  • Em outra travessa, misture bem 2 xícaras de trigo e 2 xícaras de açúcar e 1 colher de sopa de fermento qúimico e por último, misture delicadamente o creme do liquidificador. Mexa até que a mistura fique uniforme.
  • Unte uma forma com óleo ou margarina e passe um pouco de trigo por cima. Tire o excesso do pó... adicione a  massa na forma e coloque no forno pré-aquecido por aproximadamente 40 min ou até dourar. Para verificar se está no ponto, fure a massa com uma faca, sair seca é porque está pronto.
  • Enquanto assa, você pode fazer a calda de chocolate. A calda sempre varia muito, mas tem uma que eu acho ótima só que demora um pouco mas vale a pena.
  • Pra fazer essa calda você precisa de 1 xícara de leite, 3 colheres de sopa de achocolatado e 1 colher de margarina. Cozinhe, mexendo até ferver. Deixei ferver até engrossar no ponto de calda. Deixe amornar e coloque por cima do bolo. Fica uma delícia!!

Sugestões: Use  óleo de canola ou de girassol, trigo integral e açúcar mascavo. Seu bolo vai ficar muito mais saudável. 
Esse bolo fica muito bem acompanhado de um cafézinho ou suco de fruta dependendo do dia e da ocasião...



O "Bolo de Maçã" aprendi a fazer quando certa vez percebi que tinha umas maçãs "rolando" na geladeira. Procurei na internet uma receita onde eu pudesse aproveitar as maçãs, então encontrei muitas receitas e como sempre escolhi a mais fácil e simples de fazer. Pois comigo tudo que tem ser jogo rápido... sem essa de ficar batendo claras em neve ou esperar a massa descansar. Tem que ser "pá pum"!! Então achei uma bem parecida com a receita do bolo de cenoura que descrevi acima. Essa receita além de fácil, rápida, é muito gostosa também. Minhas amigas testaram e aprovaram.


  • Ligue o forno para pré-aquecer;
  • No liquidificador adicione 2 ou 3 maçãs picadas com a casca mas sem as sementes, 3 ovos, 1/2 xíc. de óleo, 1/2 xíc. de letie. Bata bem até formar um creme uniforme;
  • Em um recipiente, coloque 2 xícaras de trigo, 1 xícara e 1/2 de açucar, 1 colher de fermento. 
  • Adicione o creme feito com as maças junto dos ingredientes secos e misture bem. Adicione uma pitada de canela a gosto.
  • Coloque a massa numa forma untada e esfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 30/40 minutos ou até dourar.
Dicas: Use farinha de trigo integral, açúcar mascavo, leite desnatado ou de soja, óleo de canola ou girassol. Essas opções vão deixar sua receita muito mais nutritiva e saudável.
Esse bolo fica perfeito acompanhado de um chá.

Em breve mando mais receitas... Vai ter o bolo de laranja, a nega-maluca, bolo formigueiro, etc..

Obrigada a todos que estão torcendo pela minha recuperação e mandando mensagens de carinho e solidariedade!! Beijos e Abraços =)


RecadosOnline.com