quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Receitas: Bolo da Cenoura e Bolo de Maçã

Querido diário... Como já sabe estou de molho, não posso correr, andar, patinar, escalar o everest... Mas posso ficar na internet, escrever, fazer crochê. E é isso que vou fazer enquanto recupero da minha lesão no tendão do glúteo médio.

Hoje resolvi publicar duas receitas de bolos que considero fáceis de fazer além de muito saborosos e saudáveis (se escolher os ingredientes com sabedoria...). Fica aqui duas dicas para acompanhar o café da manhã ou lanche da tarde. ;)

A primeira é o meu "Bolo de Cenoura". Foi o primeiro bolo que aprendi a fazer com a internet. Mas todas as receitas que copio da internet sempre dou uma pequena modificada, dando aquele famoso "toque pessoal"


  •  Ligue o forno para pré-aquecer enquanto prepara a massa.
  •  Misture no liquidificador os seguintes ingredientes: 3 ovos, 1 xícara de óleo e 2 cenouras pequenas.
  • Em outra travessa, misture bem 2 xícaras de trigo e 2 xícaras de açúcar e 1 colher de sopa de fermento qúimico e por último, misture delicadamente o creme do liquidificador. Mexa até que a mistura fique uniforme.
  • Unte uma forma com óleo ou margarina e passe um pouco de trigo por cima. Tire o excesso do pó... adicione a  massa na forma e coloque no forno pré-aquecido por aproximadamente 40 min ou até dourar. Para verificar se está no ponto, fure a massa com uma faca, sair seca é porque está pronto.
  • Enquanto assa, você pode fazer a calda de chocolate. A calda sempre varia muito, mas tem uma que eu acho ótima só que demora um pouco mas vale a pena.
  • Pra fazer essa calda você precisa de 1 xícara de leite, 3 colheres de sopa de achocolatado e 1 colher de margarina. Cozinhe, mexendo até ferver. Deixei ferver até engrossar no ponto de calda. Deixe amornar e coloque por cima do bolo. Fica uma delícia!!

Sugestões: Use  óleo de canola ou de girassol, trigo integral e açúcar mascavo. Seu bolo vai ficar muito mais saudável. 
Esse bolo fica muito bem acompanhado de um cafézinho ou suco de fruta dependendo do dia e da ocasião...



O "Bolo de Maçã" aprendi a fazer quando certa vez percebi que tinha umas maçãs "rolando" na geladeira. Procurei na internet uma receita onde eu pudesse aproveitar as maçãs, então encontrei muitas receitas e como sempre escolhi a mais fácil e simples de fazer. Pois comigo tudo que tem ser jogo rápido... sem essa de ficar batendo claras em neve ou esperar a massa descansar. Tem que ser "pá pum"!! Então achei uma bem parecida com a receita do bolo de cenoura que descrevi acima. Essa receita além de fácil, rápida, é muito gostosa também. Minhas amigas testaram e aprovaram.


  • Ligue o forno para pré-aquecer;
  • No liquidificador adicione 2 ou 3 maçãs picadas com a casca mas sem as sementes, 3 ovos, 1/2 xíc. de óleo, 1/2 xíc. de letie. Bata bem até formar um creme uniforme;
  • Em um recipiente, coloque 2 xícaras de trigo, 1 xícara e 1/2 de açucar, 1 colher de fermento. 
  • Adicione o creme feito com as maças junto dos ingredientes secos e misture bem. Adicione uma pitada de canela a gosto.
  • Coloque a massa numa forma untada e esfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 30/40 minutos ou até dourar.
Dicas: Use farinha de trigo integral, açúcar mascavo, leite desnatado ou de soja, óleo de canola ou girassol. Essas opções vão deixar sua receita muito mais nutritiva e saudável.
Esse bolo fica perfeito acompanhado de um chá.

Em breve mando mais receitas... Vai ter o bolo de laranja, a nega-maluca, bolo formigueiro, etc..

Obrigada a todos que estão torcendo pela minha recuperação e mandando mensagens de carinho e solidariedade!! Beijos e Abraços =)


RecadosOnline.com

Nenhum comentário: