Hoje é o dia mundial da Água, onde teoricamente deveríamos nos conscientizar e evitar o desperdício desse bem tão precioso e cada vez mais escasso no nosso planeta!
Diante disso, a concessionária "Águas de São Francisco do Sul" organizou uma corrida comemorativa em alusão a esse dia que foi realizada no domingo (20/03/2016). A inscrição era gratuita. o que me animou bastante para participar e ao mesmo tempo me deixou desconfiada com relação a qualidade do evento oferecido por conhecer bem como as coisas funcionam aqui na minha cidadezinha quando se trata de corrida de rua...
Sefieeeeeee da largada!!! |
A largada foi dada pontualmente as 9 horas como estava na programação. Os atletas inscritos receberam um belo kit com bolsa ecológica, garrafinha e camiseta.
O número de peito serviu só pra enfeite mesmo kkkkkk mas o kite achei show!! |
O percurso era de apenas 4,2 km todo em asfalto e sem subidas, uma beleza!! Na metade do percurso havia um ponto de hidratação onde quero deixar aqui uma crítica construtiva: Sendo uma corrida comemorativa em alusão ao dia mundial da água onde deveríamos nos conscientizar para os cuidados com a água, acabou que vimos muito desperdício nesse ponto, já que eram oferecidas aos atletas garrafas de 500 ml de água, muitos tomavam apenas pequenos goles e descartavam as garrafas praticamente cheias, enquanto muitos atletas que chegaram depois não tiveram água pra tomar. Acredito que deveriam ter planejado melhor a distribuição de água no evento principalmente nesse trecho, onde seria mais adequado oferecer a água em copinhos descartáveis. Acho que um evento como esse deveria se mostrar mais preparado para tratar da conscientização e tratar a água de maneira mais racional e não aquela insanidade de desperdício que acabou acontecendo.
O clima estava nublado mas muito abafado, eu não quis beber água porque não queria desperdiçar mais água e como o percurso era curto dava pra aguentar até o final. Corri melhor do que eu esperava, considerando que eu amanheci muito indisposta e extremamente mal humorada naquele dia sem a menor vontade de correr. Consegui encaixar um ritmo confortável e manter até o final onde ainda consegui dar um pique para o sprint final! Minha filha estava esperando na chegada e me falou que fui a terceira mulher a chegar, fiquei bem feliz pois imaginei que fosse rolar um pódio pra fechar com chave de ouro, mas infelizmente não teve pódio pra ninguém, nem cronometragem, o que me deixou bem decepcionada. Não só a mim, teve mais gente que ficou chateada por não saber o seu próprio tempo na corrida. Teve gente que estreou nessa prova e estava super animado para ver o resultado e fazer o comparativo com os outros atletas, até para ter um parâmetro para que possa acompanhar a evolução com relação aos treinos e próximas competições. Eu corri com o meu celular marcando o percurso e o tempo pelo Strava, assim consegui registrar meu tempo por conta própria como faço nos meus treinos...
Todos que completaram o percurso receberam uma medalhinha de participação (daquelas bem simples sem data e distância do percurso, apenas com um adesivo colado que se molhasse já estragava ).
Havia água, frutas (maçã, banana, pera e melancia) na chegada e o pessoal do staff eram super educados e atenciosos. Tanto na entrega dos kits, na distribuição das frutas, eram sempre cordiais e gentis.
Depois teve corrida de 100 metros para as crianças que achei o máximo. Adoro ver os pequeninos correr, fico muito emocionada. As crianças foram divididas em pequenos grupinhos de acordo com o gênero e a idade. Coisa mais fofa do mundo!! Infelizmente a minha filha não quis participar de jeito nenhum, mas a amiguinha dela a Ana Clara apesar de estar tímida topou a participar e se saiu muito bem!! Foi a campeã do seu grupo!! Fiquei bem feliz !!!
Ana Clara nossa campeã da corridinha infantil!! |
Resolvi listar os pontos positivos e negativos da prova:
+ Positivos +
J Inscrição Grátis;
J Percurso curto e plano;
J Kit de qualidade;
J Corrida Infantil;
J Pontualidade;
J Frutas & Água;
J Staffs e sinalização do percurso;
L Desperdício e consequentemente a falta de água no ponto de hidratação para alguns atletas;
L Sem cronometragem;
L Sem pódio;
No geral o evento foi muito bom onde posso considerar que mereceu nota 9,0 !
Tudo bem que esse foi o primeiro evento que organizaram e que existe a promessa de que os próximos serão melhores e mais organizados, acredito nisso. A partir do momento que eu me disponho a me inscrever para participar de uma corrida, sinceramente eu espero correr pra competir, mesmo que seja para "perder, mas é na competição onde procuro dar o meu melhor e superar meus limites. Fiquei frustada ao ser informada que não haveria sequer uma listagem com a colocação dos participantes, mas não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece em corridas aqui em São Chico e até meio que já esperava por isso já que no regulamento não mencionava nada a respeito e também por ser uma corrida grátis e com tantas coisas boas eu nem deveria estar reclamando... Mas reclamar faz parte já do meu estilo de vida!! Minha alma é problematizadora e espero que não me levem a mal por isso, sei que todo mundo gosta mais de receber elogios do que críticas, mas as críticas são necessárias para a evolução e melhoria das coisas nesse mundo!!
De qualquer maneira o evento foi muito bom e trouxe muitos atletas das cidades vizinhas, todos, inclusive as crianças puderam praticar atividade física e desfrutar de um dia especial entre amigos e com muita qualidade. Que tenhamos mais eventos como esses e que a administração pública e empresas privadas se dediquem em patrocinar tais eventos para que mais pessoas se sintam motivadas a buscar qualidade de vida através do esporte! Todos mundo sai ganhando! Na corrida só perde mesmo quem não participa!
2 comentários:
Oi Pri! Achei seu blog enquanto procurava desesperadamente por informações e depoimentos sobre fratura por stress. Há 4 dias recebi meu famigerado diagnóstico, igual ao seu, fratura por stress do colo femoral direito. Lendo seus relatos me identifiquei não só com a lesão, mas com a personalidade também rsrs. Sou inconformada e combativa como você, e tenho no esporte minha válvula de escape, é a melhor terapia pra mim (faço a tradicional também rs). Então você, como ninguém, sabe como estou me sentindo. Chorei no dia, chorei hoje...enfim, estou indignada. Comigo mesma, com meu corpo, com minha saúde, com o resto do mundo!!! Fiquei frustrada com a lacuna entre suas postagens... final de 2013, onde você estava começando a se recuperar, depois você só voltou a postar em setembro de 2014! Você ficou todo esse tempo parada???? Por favor, me conte detalhadamente como foi sua recuperação!!!
Seu blog me inspirou...até criei um pra mim! Rsrs
http://entaoeucorrodemais.blogspot.com.br/
Postar um comentário