segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Travessia 2 km e Corrida 5 km - Semana da Marinha 2019

Chegada.
Feliz 2020, povo!! Finalmente resolvi "atualizar" o blog com as novidades das competições do ano passado da semana da marinha onde participei da travessia e da corrida.
Em agosto iniciei meus treinos de natação, duas vezes por semana, com o objetivo de fazer esta travessia da semana da marinha que conforme a tradição consistia em nadar da Vila da Glória (continente) até São Francisco do Sul - centro histórico (oceânica), ou seja atravessar a Baia Babitonga completa, porém, nesta edição resolveram simplificar por medida de "segurança" diminuindo o percurso. 

No dia 31/11/2019 (sábado) de manhã saímos de lancha para o local da largada que ocorreu próximo de onde a barcaça da Norsul  encontra-se fundeada, diminuindo o percurso pela metade praticamente da travessia "tradicional", tirando um pouco da graça e do tamanho do desafio, principalmente para aqueles que já estavam preparados para o "pior". Mas por outro lado foi bom para quem esteve estreando e não deixou de ser desafiador da mesma forma, pois a maior dificuldade é enfrentar a correnteza que é mais intensa no meio do caminho.


3º Lugar na categoria 35-44 anos - Travessia
Eu particularmente achei nojento nadar neste dia, a água estava turva e bem desagradável, o clima estava abafado depois deu um sol de rachar, a temperatura da água estava quente mas tinhas umas correntes frias, bem esquisito. Mas todo esforço valeu a pena, deu até uma terceira posição no pódio por categoria. Não lembro em quanto tempo fiz o percurso, meu relógio não conseguiu marcar a distância/tempo pra variar (Tomtom não funciona para natação em águas abertas) e pra ajudar eu esqueci de desligar o relógio na chegada... aí marcou 58m47s, mas não foi isso tudo não... acho que fiz em 37/40 minutos mais ou menos.

No dia seguinte, (01/12/2019 - domingo), fui participar da corrida. A Marinha fez um cerimonial de homenagem a bandeira que eu achei um porre.O aquecimento dos atletas se perdeu em meio a toda aquela papagaida pra hastear a bandeira. Entre os militares pode até ter ocorrido tudo certo, mas para os civis que lá estavam, ficou um certo constrangimento pelo tempo em silêncio (mais de 8 minutos), entre hino nacional, oração pelo Brasil e aquele tempo todo para hastear a bandeira no mastro... Foi um total de mais de 15 minutos  todo o cerimonial e depois o negócio fluiu e quando finalmente a bandeira chegou ao topo do mastro, foi dada a largada.
Em casa, na produção do visual para a corrida.

O percurso foi suave, não tivemos problemas com o trem, mas o clima estava terrivelmente abafado e os atletas tinham que correr com a camiseta do evento que apesar de muito linda, era de algodão e muito quente.
Ia correr com essa camiseta velha porém com tecido leve e fresquinho mas tive que trocar e correr com a camiseta do evento.
Eu sofri muito com o calor, não corri tão bem, não consegui correr direto sem parar, parei umas 3/4 vezes ao longo do percurso. Na verdade foi o meu pior tempo em corrida de 5 km.
Pós corrida. 
 Tanto pelo calor quanto pelo meu peso e principalmente pela ausência de treinos... o resultado não tinha como ser diferente. Mas saí no lucro por não ter morrido, pois poderia muito bem me dar um "treco" e nem completar o percurso, então por um ponto de vista mais dramático, até que deu tudo certo.

Apesar de ser uma corrida "grátis", tanto a travessia quanto a corrida custaram  20 kg de alimento e mais 10 lacres de alumínio por cada competição, e dava direito ao kit com chip, número de peito e a camiseta e mais a touca na natação. A medalha de participação daquelas bem simplesinha com adesivo colado, o que foi bem criticada principalmente entre os "veteranos" que já participaram de várias edições e não viram evolução na qualidade das medalhas. Tinha troféus para pódio geral e medalhão por categoria. E devido ao meu péssimo desempenho, não teve pódio para mim, fiquei em 7º lugar na categoria. Essas foram minha última participação em competições.

Iniciei 2020 determinada a entrar numa academia e desde então tenho ido todos os dias. Acho que peguei gosto pelo negócio, o ideal seria eu dar uma maneirada na alimentação também. Por falar nisso, também fiquei doente e faltei alguns dias, mas foi porque eu estava quase morrendo, foi uma virose sinistra, fiquei bem ruim, fraca, indisposta... mas agora já tô novinha em folha pra voltar às atividades.

Meus planos pra 2020 são bem humildes, não tenho nada grandioso pra realizar em mente. Apenas focar na reforma da minha casa onde estamos fazendo uns ajustes para melhor acomodar nossa família, é uma aporrinhação fazer qualquer tipo de obra ou reforma, um transtorno do caramba, mas um mal necessário se queremos melhorar nossas condições temos que fazer pequenos sacrifícios. Bom então é isso aí... não tenho mais nada a declarar por enquanto.
Até a próxima aventura, sabe-se lá quando agora kkkkkkk




Nenhum comentário: