terça-feira, 20 de novembro de 2012

Que tal parar de fumar agora??



Saudações nobres leitores.

Já faz algum tempo que venho com essa vontade de ajudar de alguma forma minhas amigas e amigos escravos desse vício maldito.

Acho muito triste uma pessoa linda, saudável e inteligente  se manter presa a um hábito tão asqueroso, fedorento e insalubre.

Também entendo a dificuldade de se libertar de tal veneno e o mais assustador é que cada dia que passa, mais jovens estão se entregando ao vício. Muitas vezes o vício é transmitido de mãe/pai para filhos de uma forma tão natural e espontanea que chega ser assombrosa, pois o natural seria os pais tentarem impedir que seus filhos caiam nessa desgraça da mesma forma que caíram e não tornarem-se cumplices. Talvez prefiram que seus filhos passem a fumar por achar mais "confortável", do que ter filhos que insistam para que seus pais parem de fumar...

O mais cruel é que em todo lugar, escola, trabalho, festa, bar, show; o cigarro está cada vez mais presente e pessoas não-fumantes que demonstram desconforto com a fumaça alheia são taxadas de inconvenientes por serem a minoria... o que dizer então das crianças, filhos de pais fumantes?? Estão condenadas ao vício, isso é um fato!

Todo mundo que caí nessa armadilha, conhece todos os males, danos que esse vício causa a sua saúde, então ficaria redundante eu  ficar batendo na mesma tecla e dizer que fumar causa mal hálito, cancer, estraga os dentes, fede, queima dinheiro, destrói os pulmões, etc etc etc... Minha intenção é ajudar a parar de fumar, então dei uma pesquisada e espero do fundo do meu coração que essas dicas possam realmente ajudar de verdade meus amigos a se livrarem desse vício.

Dicas retiradas do site: QUERO PARAR DE FUMAR 

1 - Preparação para parar de fumar

A) Motivos
Descubra quais são os motivos que fazem com que você continue fumando:

- "fumar me dá energia, me deixa mais animado", o cigarro realmente exerce um efeito estimulante, porém praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono são medidas que lhe proporcionarão um melhor desempenho nas suas atividades do cotidiano.

- "ter o cigarro em minhas mãos me dá prazer", os rituais que cercam o ato de fumar, como acender o cigarro, levá-lo à boca ou simplesmente segurá-lo tornam-se automáticos para o fumante. Medidas para substituí-los, tais quais segurar uma caneta, chupar balas ou praticar uma atividade manual (pintura, carpintaria, costura), podem ser úteis.

- "fumo porque gosto", se você pensa dessa forma saiba quais são os benefícios ao parar de fumar.
- "fumar reduz o meu estresse", lembre-se que existem outras maneiras mais saudáveis de reduzir o estresse, como praticar atividades físicas regularmente, ouvir música, um bom banho, viajar ou ler um livro.

- "estou viciado", a dependência da nicotina pode ser tratada com remédios, não hesite em procurar o médico. Anote em uma folha de papel os motivos que o levaram a parar de fumar e a deixe bem a vista.

B) Marque a data para parar de fumar- A data deve ser marcada com uma certa antecedência (duas semanas).
- Prefira dias mais tranqüilos.
- Conte para seus familiares e amigos a respeito da decisão.

C) Dias que antecedem a data marcada
- Tente diminuir o número de cigarros fumados.
- Descubra quais são as situações em que a vontade de fumar é maior (exemplos: após o café, ao beber bebidas alcoólicas, quando está ao telefone, etc) e procure evitá-las.
- Retire da casa os produtos relacionados ao tabaco, como cinzeiros e isqueiros.
- Passe a fumar fora de casa, do carro e do ambiente de trabalho. Dessa forma, reduz-se o cheiro de cigarro nesses locais e por conseqüência a tentação para fumar.
- Solicite aos familiares e amigos que não fumem perto de você e nem dentro de casa.
- Se há algum fumante que divide com você o ambiente doméstico, convença-o a interromper o tabagismo, se não for possível peça-o para não fumar dentro de casa.
- Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.
 
2 - A ação de parar de fumar 

- No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta.
- Evite as situações que aumentem o desejo de fumar.
- Use a medicação prescrita pelo médico.
- Fuja da rotina e do estresse.
- Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala.
- Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.
- Evite locais fechados em que possa haver pessoas fumando.
- Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves.
- Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.
- Não hesite em procurar o seu médico.



Boa sorte e sucesso!!

 

Nenhum comentário: